Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guarapuava terá o maior Terço Suspenso do Paraná no Caminho de Belém

Guarapuava se prepara para fortalecer ainda mais sua vocação no turismo religioso com a construção do maior Terço Suspenso do Paraná. O monumento, com cerca de 9 metros de altura, será erguido no Caminho de Belém, cuja primeira rota tem início no Rio das Mortes, às margens da BR-277, e percorre 12,7 km até chegar ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém.

Segundo Sandro Cardozo, coordenador do Caminho de Belém, o projeto conta com apoio de empresas e de fiéis. “A gente conseguiu a doação do espaço, o local onde instalar o monumento, também as estruturas dos postes de luz, e vamos agora fazer uma campanha para buscar patrocínios vendendo os espaços nas contas (bolas) do terço, para não onerarmos as finanças da Igreja, pois precisaremos de um montante financeiro para concluirmos a obra”, explicou.

O terço, formado por contas e uma cruz, é um dos símbolos mais tradicionais da fé católica, usado para rezar e meditar os mistérios da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Cada conta conduz o fiel em uma oração, principalmente o Pai-Nosso e a Ave-Maria, que, no conjunto, compõem cinco dezenas, somando 50 Ave-Marias.

De acordo com Cardozo, já existem no Paraná terços monumentais em solo ou representados em paredes, mas nenhum suspenso como o que será construído em Guarapuava. “O terço suspenso consiste em um terço sustentado entre dois pontos de apoio, dando um aspecto único ao monumento”, destacou.

Caminho de Belém

O Caminho de Belém, em Guarapuava, nasceu da experiência de peregrinos inspirados em trajetos tradicionais como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e o Caminho da Fé, em Aparecida (SP) e conta com rotas de 12,7 e 40km já está em estudo o caminho mais longo, 75 km, para ampliar a experiência espiritual dos fiéis.

O grande objetivo do Caminho de Belém é refazer simbolicamente o trajeto percorrido pela imagem de Nossa Senhora de Belém, trazida há mais de 200 anos de Portugal pelos colonizadores. Assim, a caminhada se torna um ato de fé e memória, unindo os devotos à história e à espiritualidade mariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress