Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As implicações canônicas do capítulo VIII da Amoris Laetitia é tema do painel apresentado por Dom Sérgio de Deus

Na tarde deste sábado (20), em Foz do Iguaçu, bispos do Paraná, padres coordenadores da ação evangelizadora e lideranças da Pastoral Familiar e de outras instâncias do cuidado com a família participaram da continuidade dos painéis dedicados à exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. 

O terceiro painel do dia foi conduzido pelo bispo de Foz do Iguaçu, dom Sérgio de Deus Borges, que abordou as implicações canônicas do capítulo VIII da exortação. 

Ouça a matéria em áudio

“O capítulo oitavo convida a acompanhar, discernir e integrar as famílias na vida da Igreja. Nós trabalhamos hoje esse tema: que passos podemos dar para integrar as famílias, principalmente aquelas que passam por especiais dificuldades?”, afirmou dom Sérgio. 

O bispo destacou a necessidade de olhar com atenção para realidades complexas, como casais que vivem situações irregulares, em uniões apenas civis ou convivências informais. “Casais que não se casaram na Igreja, que estão numa convivência simples ou somente com casamento civil, e outras situações que aparecem em nossas famílias. A Igreja tem uma palavra para todos, sempre teve uma palavra para as famílias e as várias situações familiares que foram se apresentando”, ressaltou. 

Segundo ele, a Igreja, iluminada pelo Evangelho, sempre soube atualizar sua mensagem diante dos desafios concretos da vida familiar. “A Igreja sempre iluminou os lares. Pela força do Evangelho, ela sempre foi capaz de atualizar a palavra às situações concretas de nossas famílias e de nossos lares”, disse. 

Dom Sérgio sublinhou que a Amoris Laetitia, em todos os seus capítulos e de modo especial no oitavo, aponta caminhos pastorais que conduzem a uma pastoral mais próxima das pessoas. “Daqui saem sugestões, indicações para uma pastoral mais acolhedora, uma pastoral personalizada, que vê a realidade de cada um e a cada um apresenta um caminho para chegar à grande meta da santidade”, concluiu o bispo. 

Texto: Jorge Teles – Jornalista Diocese de Guarapuava
Fotos: Karina de Carvalho Nadal – Jornalista CNBB Sul 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *