Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Religiosos celebram o Jubileu da Vida Consagrada em Guarapuava

Com o tema “Peregrinos da esperança, a caminho da paz”, a Diocese de Guarapuava celebrou neste domingo, 17 de agosto, o Jubileu da Vida Consagrada, promovido pelo núcleo diocesano da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A programação iniciou com a concentração na Praça Cleve, no centro da cidade, seguida de uma caminhada em peregrinação até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, marcada por cantos, orações e paradas para reflexão. No santuário, os religiosos participaram de um momento de espiritualidade e adoração. Na sequência, integraram a Santa Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrada na Catedral Nossa Senhora de Belém.

Entre os participantes estava a postulante Esperance, da Caridade Social de Pitanga, natural da República do Congo. Ela partilhou sua alegria: “Aqui no Brasil estou há dois anos. Sinto muita alegria quando nós nos encontramos com o povo de Deus. Gosto muito do Brasil. Em Pitanga, nós trabalhamos com o povo, ajudando as pessoas”.

De Santa Maria do Oeste, religiosas da Congregação de Jesus também estiveram presentes. A irmã Terezinha de Jesus Moreira Bueno, com 25 anos de vida consagrada, destacou: “Em Santa Maria nós trabalhamos com as pastorais, procuramos difundir o nosso carisma, atuamos nos movimentos sociais, com pessoas carentes e nas visitas às famílias”.

A coordenadora do núcleo dos religiosos em Guarapuava, irmã Clotilde Bonfim, ressaltou a expressiva participação: “Fico muito feliz porque convidamos e houve uma resposta muito positiva. Estamos aqui mais de 40 religiosos. Não é um número grande, mas significativo, pois mostra que a vida religiosa está presente em nossa diocese. Percebi uma grande alegria, tanto nos mais idosos, que vieram mesmo com suas dificuldades, quanto nos jovens vocacionados e leigos ligados aos carismas. É um motivo de gratidão celebrar este momento tão especial no dia da Assunção de Nossa Senhora”.

Ao meio-dia, os religiosos e religiosas seguiram para a Casa das Irmãs da Caridade Social, onde partilharam um almoço festivo em comemoração à vocação consagrada. No período da tarde, houve uma reunião de trabalho, com reflexões sobre os carismas leigos e pautas como a 27ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, o andamento da visita da imagem peregrina, o planejamento para 2026 e a celebração do jubileu diocesano.

O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, também marcou presença durante a tarde, acompanhando parte das atividades e manifestando sua proximidade e apoio à vida consagrada na diocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress