
Neste final de semana Guarapuava vai acolher missionários de todo o Paraná para a Assembleia Anual do Conselho Missionário Regional (COMIRE), que compreende as dioceses do Regional Sul 2 da CNBB.
O COMIRE é formado por representantes das entidades missionárias que atuam no Regional e pelos coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs), conforme explicou o Coordenador Regional José Donizeti Duarte.
“O objetivo do COMIRE é animar missionariamente todas as dioceses, todos os coordenadores de COMIDI, levando informações, motivando, impulsionando cada coordenador a ser um elo multiplicador em sua diocese, falando da campanha missionária, da campanha da fraternidade, promovendo a ajuda às igrejas missionárias e à nossa igreja em Quebo, na África”.

A Assembleia do COMIRE acontecerá de sexta-feira (29) à domingo, 31 de agosto, no Centro de Formação Juan Diego com caráter formativo e eletivo. “Na parte formativa teremos o padre Thiago Camargo, de Brasília DF, assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Em sua formação ele trará um ressoar sobre o Congresso Americano Missionário (CAM6) que aconteceu no ano passado em Porto Rico. A Assembleia, além de formativa, terá a escolha da nova coordenação do COMIRE. Participantes da Assembleia, coordenadores do COMIRE, coordenadores dos COMIDI’S, COMIPA’S, coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB), escolherão o novo coordenador e vice, secretário e tesoureiro e seus respectivos suplentes”.
Donizeti contou que há alguns anos atrás o COMIRE se reunia duas vezes no ano, além da assembleia havia um retiro. “Antes nós fazíamos um retiro também em Guarapuava, no mês de maio. Com a nossa coordenação, nós sugerimos que os encontros fossem levados para as províncias (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel), para que mais pessoas das dioceses pudessem participar das formações, pois quando nós fazemos um encontro de províncias, ou até mesmo diocesano, o nosso objetivo não é atingir só quem está na caminhada, em conselho missionário, mas atingir coordenador de CPP (Conselho Pastoral Paroquial), coordenador da catequese, coordenador de Pastoral Familiar, coordenador de Dízimo, enfim, é para dar formação para as pessoas”.
Donizeti destacou a caminhada missionária na Diocese de Guarapuava. “Um exemplo inspirador é o trabalho desenvolvido em Guarapuava. Após a formação ministrada pela irmã Regina, observou-se um notável crescimento do impulso missionário e das atividades na diocese através do trabalho do bispo diocesano Dom Amilton, do padre Érico, da coordenadora do COMIDI, Jussara Viviurka e sua equipe, que seguiram trabalhando e impulsionando as atividades”.
Estrutura dos Conselhos Missionários:
De acordo com Donizeti, em termos de estrutura, existe o conselho à nível de nacional. “Primeiramente, eu quero dizer que temos Conselho Missionário Nacional (COMINA) que funciona em Brasília (DF). Ele anima todo o Brasil, todos os Conselhos Regionais (COMIRE), repassando informações”.
Ainda sobre a estrutura o coordenador explicou que existe o conselho em âmbito de províncias, o COMIPRO. O Regional Sul 2 (Paraná), possui quatro províncias (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel), cada qual reunindo um número de dioceses. “Então, por exemplo, em Curitiba, temos o coordenador, o padre Marcondes. Cada província tem um coordenador para intermediar nas dioceses.”
Já em âmbito diocesano o conselho se chama Conselho Diocesano Missionário (COMIDI) e nas paróquias o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), explicou Donizetti.