
A Diocese de Guarapuava está em festa! Neste sábado, 9 de agosto de 2025, o diácono Jonas da Silva será ordenado presbítero pelas mãos e oração de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano. A celebração eucarística com rito de ordenação acontecerá às 9h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Primavera, em Guarapuava.
Natural de Grão Pará, Santa Catarina, Jonas mudou-se com a família para São Bento do Sul aos sete anos de idade. É filho caçula de Vivaldino Inácio da Silva e Marlene de Fátima Buzelatto da Silva, e cresceu ao lado da irmã Jocelaine. Durante a juventude, chegou a se interessar pela engenharia, mas foi na espiritualidade que encontrou o verdadeiro sentido para a vida.
Sua caminhada vocacional teve um marco importante em 2014, durante um retiro de Carnaval realizado na Chácara da Copiosa Redenção, em Ponta Grossa (PR). Ali, Jonas teve seu primeiro contato com a Comunidade Bethânia, por meio de um retiro conduzido por Padre Vicente de Paula, moderador da Comunidade. A partir dessa experiência, iniciou um processo formativo dentro de Bethânia, que foi essencial para o amadurecimento de sua vocação. Com o apoio do então bispo diocesano de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, a Comunidade autorizou oficialmente seu ingresso no caminho rumo ao sacerdócio em 2018.
Jonas foi ordenado diácono em 15 de fevereiro deste ano, em celebração realizada na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro Industrial Xarquinho, em Guarapuava. Desde então, exerce seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde, no domingo seguinte à ordenação presbiteral, 10 de agosto, celebrará sua primeira Missa às 10h.
Tríduo preparatório
Como parte da preparação espiritual para este momento tão importante, será realizado um tríduo vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sempre às 19h30, de quarta-feira (6) a sexta-feira (8) de agosto. A primeira noite será presidida pelo padre José Amarildo; a segunda, pelo padre Vicente de Paula; e a terceira, pelo padre Everton Pavilaqui.
Toda a comunidade é convidada a participar deste momento de graça e alegria, unindo-se em oração pelo novo sacerdote da Igreja.