Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prudentópolis realiza o primeiro encontro da Pastoral da Criança na Paróquia São João Batista

Nesta quarta-feira, 23 de julho, foi realizado o primeiro encontro da Pastoral da Criança na Paróquia São João Batista, em Prudentópolis (PR). O encontro aconteceu no Centro Social Nossa Senhora das Graças e reuniu mais de 30 participantes, entre eles representantes da comunidade paroquial, da coordenação diocesana da Pastoral da Criança e da Fundação Social e Cultural de Guarapuava, instituição que presta assessoria técnica à pastoral na Diocese de Guarapuava.

A programação do encontro contou com um momento de espiritualidade, apresentações dos participantes e da equipe diocesana, além de dinâmicas em grupo e explicações detalhadas sobre a missão da Pastoral da Criança e o tripé de ação do líder pastoral, que orienta o trabalho nas comunidades.

O pároco, padre Itamar Turco, avaliou positivamente o início desta nova etapa pastoral: “Vivemos muitas experiências significativas ao nos encontrarmos. Muitos participantes nunca tinham tido contato direto com a Pastoral da Criança ou conheciam apenas sua atuação em nível nacional. Foi um momento importante de aprendizado, de encontro com a coordenação diocesana e com a equipe da Fundação Social e Cultural de Guarapuava, que nos oferece esse valioso acompanhamento técnico.”

Segundo o padre, o encontro marca o recomeço da pastoral na paróquia. “É muito bonito ver o empenho das pessoas, o cuidado e o entendimento da importância de acompanhar as crianças desde o ventre materno até os seis anos de idade. Essa é a missão da Pastoral da Criança: promover o cuidado integral na primeira infância, com atenção à saúde, à alimentação, ao brincar e à dignidade da vida.”

O próximo passo será a formação sobre o uso do aplicativo da pastoral, uma ferramenta oficial de acompanhamento das gestantes e crianças. A capacitação dos novos líderes está marcada para o dia 9 de agosto.

Padre Itamar reforçou que o processo será contínuo e com foco nas realidades mais vulneráveis do município: “Dados do IBGE de 2022 mostram que Prudentópolis tem mais de 1.400 crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade, que não estavam sendo acompanhadas. Nosso objetivo agora é alcançar essas famílias, oferecer evangelização e promover vida plena para todas essas crianças.”

Jorge Teles com Pascom Prudentópolis / Fotos: Pascom Prudentópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress