Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Percurso ampliado do “Caminho de Belém” terá nova peregrinação neste mês julho

Inspirado em grandes rotas de peregrinação como o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e o Caminho da Fé (Aparecida/SP), o Caminho de Belém foi idealizado em Guarapuava como uma proposta de experiência espiritual profunda, resgatando a história de fé e devoção à Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese.

Tradicionalmente percorrido no dia 2 de fevereiro, festa da padroeira, o trajeto inicial do Caminho de Belém tem 12,7 km (Ramal 1) e liga a nascente do Rio das Mortes ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, no centro da cidade. Segundo a tradição oral, esse foi o percurso trilhado pelos primeiros colonizadores da região em 1818, quando enfrentaram, às margens do Rio das Mortes, uma batalha contra povos originários. Durante o conflito, Laura Rosa da Rocha Loures, carregando consigo uma imagem de Nossa Senhora de Belém, fez uma promessa: se sobrevivesse, construiria uma capela em homenagem à Virgem. A promessa foi cumprida, dando origem ao atual santuário diocesano.

O Caminho de Belém se tornou uma expressão viva da fé do povo guarapuavano e de toda a Diocese de Guarapuava. Neste ano de 2025, por exemplo, cerca de 1.000 pessoas participaram da peregrinação no dia da padroeira, 02 de fevereiro, e no período da quaresma, no dia 12 de abril, foram cerca de 700 pessoas que participaram da Via-Sacra pelo Caminho de Belém, conduzida pela primeira vez pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva. Já a primeira peregrinação oficial neste percurso aconteceu em 2 de julho de 2023.

Via-Sacra conduzida por Dom Amilton pelo Caminho de Belém no dia 12 de abril deste ano

Neste mês de julho acontece pela segunda vez a peregrinação pelo Ramal 2, o percurso ampliado de 42 km, que terá uma peregrinação especial nos dias 12 e 13 de julho. A saída será no sábado (12), junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no distrito do Guará. Esse trajeto passa por diversas comunidades rurais, capelas e estradas do interior, promovendo momentos de contemplação, oração e espiritualidade.

Segundo Sandro Cardozo, coordenador do Caminho de Belém, serão disponibilizadas apenas 100 vagas, além dos integrantes da equipe de apoio e suporte. “Limitada participação devido a questão de logística e espaço nas comunidades. Teremos pausas em cada igreja e comunidade para oração e reflexão. Queremos proporcionar uma verdadeira experiência de peregrinação, seja individual ou em grupo”, afirmou.

Durante os dois dias de caminhada, toda a estrutura de alimentação será oferecida pela organização. O café da manhã do primeiro dia, sábado (12/07), será servido na Capela São Sebastião, a conhecida “Igreja do Navio”. Já o almoço será na Igreja São Pedro e São Paulo no Guará e o jantar e pernoite, na Igreja Assunção, às margens da BR-277, onde também será celebrada a Santa Missa. “O pouso será simples, acamparemos no salão da comunidade”, revelou Sandro.

No domingo (13), após o café da manhã, os peregrinos adentrarão o trecho tradicional de 12,7 km (Ramal 1), concluindo a peregrinação na Catedral Nossa Senhora de Belém, onde participarão da Santa Missa das 10h.

Ainda segundo Sandro, os organizadores têm o desejo de ampliar futuramente a rota com o Ramal 3, que partirá da Serra da Esperança, no limite do município, até o centro da cidade. “A intenção é justamente proporcionar a vivência do peregrinar, fortalecendo a espiritualidade e a devoção à Nossa Senhora de Belém”, destacou.

“As inscrições para a peregrinação deste mês de julho serão feitas nos plantões das missas aos domingos na Catedral e no Instagram do @caminho.de.belem”,finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress