
De 18 a 20 de julho de 2025, acontecerá em Guarapuava mais uma edição do Retiro de Casais em Nova União, promovido pela Pastoral Familiar do Decanato Centro. O retiro, voltado a casais que já viveram o matrimônio sacramental e hoje estão em nova união, acontecerá na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Casa de Líderes), com início às 19h da sexta-feira (18) e encerramento às 15h do domingo (20).
A iniciativa faz parte da atuação do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, uma das dimensões que compõem a pastoral e que se dedica ao acolhimento e acompanhamento de famílias em situações de fragilidade e recomeço. “Buscamos oferecer aos casais que se separaram e estão em nova união, suporte e discernimento diante das fragilidades”, afirmou Jackson Zanona que junto com sua esposa Rosana são referência nesse trabalho tanto na Paróquia Bom Jesus, em Guarapuava, quanto em nível de Decanato Centro.
Jackson explicou que o objetivo do Setor Casos Especiais é integrar, escutar, acolher e abrir caminhos para que essas famílias se sintam parte da vida da Igreja. “Os próprios casais de nova união por vezes se sentem constrangidos, não integrados na igreja e discriminados, mas isso não é verdade. Pegando como exemplo nossa paróquia, o nosso pároco Frei Ernani tem um carisma acolhedor com todas as pessoas. Também a acolhida da Pastoral Familiar da Bom Jesus é calorosa, a empatia é a nossa principal bandeira.”
O caminho de volta à comunidade pode começar de forma simples: “É só procurar o padre ou mesmo um integrante da Pastoral Familiar da sua paróquia e este acolherá de uma forma muito especial esse casal.”
Rosana explicou que os casais que buscam retomar sua caminhada de fé são convidados a participar de reuniões e atividades pastorais. “Os casais em nova união podem participar de diversas atividades, especialmente aquelas voltadas para a acolhida, acompanhamento, discernimento e integração na vida da Igreja”.
O retiro dos dias 18 à 20 de julho
O Retiro de Casais em Nova União, que acontecerá neste mês, será um espaço privilegiado de escuta e conversão e contará com momentos de oração, palestras, Missas, partilhas e vivência comunitária. “Todos os retiros são especiais. Esse de casais de nova união tem muitos momentos que não podemos falar aqui, só indo viver para saber. Será um tempo a dois, mas não sozinhos, um encontro com Jesus. Uma oportunidade de silenciar o coração, escutar a voz de Deus e permitir que Ele faça novas todas as coisas. Este retiro é um chamado para viver o recomeço não apenas como um novo capítulo, mas como uma nova chance de amar com maturidade, com verdade, com propósito — com Fé, Esperança e Amor”.
A condução do retiro estará por conta da coordenação do Decanato Centro e sua equipe, dimensão do pré matrimônio, dimensão pós matrimônio e dimensão de casos especiais. “Todos incumbidos para ser a ferramenta da Jesus Cristo para os casais que decidirem estar no retiro” informou o casal.
De acordo com Jackson e Rosana, participando desta experiência os retirantes sentirão um pedacinho do céu aqui na terra. “Você que quer sentir isso, venha, você é o nosso convidado especial“
As inscrições podem ser feitas com a Pastoral Familiar das paróquias do Decanato Centro ou nas secretarias paroquiais.
Foto: Regiane Dolinski