
Em sintonia com toda a Igreja no Brasil, a Diocese de Guarapuava realizará, no quarto domingo do mês de julho, a 5ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. Conforme explicou Rozilda do Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), todas as paróquias estão se organizando para celebrar esse momento especial.
“A orientação é que cada paróquia realize uma Missa especialmente dedicada aos idosos, com a concessão da indulgência plenária. O dia e horário serão definidos pelo coordenador paroquial da PPI em conjunto com o pároco, garantindo assim a ampla participação dos idosos”, explicou Rozilda.
Instituída pelo Papa Francisco, a Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é continuada pelo Papa Leão XIV, e traz neste ano o tema: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”.
Para tornar o evento ainda mais significativo, a coordenação diocesana sugere a realização de uma pequena peregrinação até a igreja antes da celebração. Em comunicado às paróquias, a PPI enfatizou que essa caminhada deve ocorrer com segurança, contando inclusive com apoio dos agentes de trânsito.
“É importante realizar uma breve abertura antes da peregrinação e promover momentos de reflexão durante o percurso. Também sugerimos que cada paróquia tenha uma equipe preparada para acolher com carinho os idosos que não conseguirem realizar o trajeto, motivando-os da mesma forma à reflexão sobre o tema”, informa o comunicado.
A Missa, por sua vez, deverá ser cuidadosamente preparada com base nos subsídios litúrgicos fornecidos pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
A PPI reforça ainda que celebrações especiais também podem ocorrer em Instituições de Longa Permanência para Idosos, casas de idosos ou mesmo nas famílias, especialmente onde as pessoas idosas não tenham condições de se deslocar à igreja.
Por fim, Rozilda incentiva as famílias a levarem seus idosos para participarem juntos desse momento especial: “A presença e o carinho familiar são fundamentais para eles. Essa celebração será uma ocasião especial de graça e fortalecimento espiritual, especialmente com a concessão da Bênção dos Enfermos e da Extrema Unção para os idosos ou pessoas em risco de morte”, concluiu.
Em sua mensagem para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos intitulada “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”, o Santo Padre Papa Leão XIV recorda que muitas vezes “os nossos avós foram para nós um exemplo de fé e devoção, de virtudes cívicas e compromisso social, de memória e perseverança nas provações! A nossa gratidão e coerência nunca serão suficientes para agradecer este bonito legado que nos foi deixado com tanta esperança e amor.”
O Dia Mundial é uma oportunidade para renovar o diálogo entre as gerações, fortalecer os laços de solidariedade e testemunhar que a Igreja é um lar acolhedor para todos, especialmente para os mais frágeis.