
Na manhã deste domingo, 29 de junho, o bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva presidiu a Santa Missa na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, durante a terceira etapa do INAPAF — curso promovido pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar, voltado à formação de agentes da Pastoral Familiar. O curso oferece uma visão abrangente da missão evangelizadora em defesa da vida e da família.

Na abertura da celebração, Dom Amilton dirigiu palavras de reconhecimento aos participantes: “Quero parabenizar vocês que perseveraram nesta escola da Pastoral Familiar. Esta é a terceira vez que vocês dedicam um final de semana — que poderia ser vivido de outra forma — para se aprofundar no tema da família, não só para vocês, mas para ajudar outras famílias. Isso demonstra que vocês assumem uma missão dada por Deus com compromisso e radicalidade.”
Durante a homilia, o bispo destacou a importância da formação sólida diante dos desafios contemporâneos: “É muito importante este aprofundamento, porque enfrentamos muitos inimigos da família e da Igreja. Há uma tentativa constante de promover contravalores travestidos de valores. Muitos invertem o Evangelho segundo seus próprios interesses, transformando ‘venha a nós o vosso Reino’ em ‘venha a mim o meu reino’. Vivemos numa sociedade individualista, onde impera a minha verdade, o que eu quero e acredito — tudo em nome do amor, da inclusão — e assim os valores vão sendo relativizados. Mas vocês estão aqui para continuar a luta pela preservação dos valores cristãos.”
“Os valores da Igreja se refletem na família, que é a Igreja doméstica. E os valores vividos nas famílias fortalecem a missão da Igreja: anunciar, testemunhar e viver o Evangelho”, completou.
A formação, iniciada no sábado (28), se encerrou por volta das 15h de domingo, com a entrega dos certificados das fases 1 e 2 do INAPAF e a oração de envio.

Durante os dois dias, os participantes — cerca de 80 casais agentes da Pastoral Familiar, de diversas paróquias da Diocese — participaram de oito módulos temáticos, que ofereceram reflexões profundas sobre os desafios e as riquezas da vida familiar, sempre à luz do Evangelho e da missão da Igreja.
A terceira etapa do INAPAF foi vivida com entusiasmo e compromisso missionário, consolidando o caminho da formação permanente na Diocese de Guarapuava e fortalecendo a presença da Igreja junto às famílias.