
O Papa Leão XIV anunciou hoje, 13 de junho de 2025, que a canonização de Carlo Acutis — o jovem italiano conhecido por seu extraordinário testemunho de fé e virtude — será realizada em 7 de setembro de 2025, juntamente com Pier Giorgio Frassati
Inicialmente prevista para 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes, a cerimônia foi adiada após o falecimento do Papa Francisco, e agora ganha nova data no calendário litúrgico da Igreja.
Na Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis, em Guarapuava, a notícia foi recebida com grande animação. O pároco, padre Erico Gabriel Gurkowski, disse que era grande a expectativa. “Graças a Deus não demorou muito, né? Já a poucos dias do seu pontificado o Papa Leão convocou o consistório e definiu a data da canonização. A gente expressa esse sentimento de alegria, por esse grande jovem, modelo para a nossa juventude, o santo de calça jeans, camiseta, moleton, mochila nas costas e tênis nos pés, é o santo que motiva a juventude a viver a sua santidade nos tempos de hoje do jeito que o jovem é. Então isso nos alegra muito”

Em 26 de abril, cerca de 350 jovens participaram da Missa Jovem, na qual foi entronizada na paróquia a imagem e a relíquia de Carlo Acutis, momento que marcou o início de uma mobilização juvenil local.

O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva manifestou-se dizendo que o anuncio da canonização era um desejo de toda a igreja. “Uma expectativa depois da morte do Papa Francisco, querer saber quando o Carlo Acutis seria canonizado, uma vez que já está pronto e já foi aprovado o milagre da sua canonização”.
Dom Amilton disse que percebe os jovens buscando no Carlo Acutis um referencial de vida cristã, de fidelidade a Jesus Cristo e a Igreja. “O Carlo é um grande motivador da juventude católica. Ele responde os ideais do jovem de hoje e seu jeito de ser cristão.”
Dom Amilton lembrou que em Guarapuava há uma paróquia também dedicada ao beato, a Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis. “Para nós é um motivo de muita alegria ter o Carlo já canonizado para poder venerá-lo de forma digna e como ele merece! Um cristão autêntico, motivador de toda a nossa fé, não só para os jovens mas, para crianças, adultos, famílias e idosos. Os santos são grandes inspiradores e também nossos intercessores. Creio que isto trará para muita gente graças especiais e particularmente para a cidade de Guarapuava e nossa diocese, que tem uma paróquia dedicada a ele”.
Em sintonia com o calendário do Vaticano, a paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis, já se prepara para organizar a programação litúrgica local.
Um modelo para os jovens
Carlo Acutis, que faleceu em 2006 aos 15 anos, tornou-se conhecido por criar, ainda na adolescência, um site internacional catalogando milagres eucarísticos, usando a internet como plataforma de evangelização — o que lhe valeu o apelido de “padroeiro da internet” . Sua beatificação ocorreu em 10 de outubro de 2020, em Assis, após o reconhecimento do primeiro milagre ocorrido no Brasil em 2019 . A confirmação de um segundo milagre em maio de 2024 foi o passo decisivo para a canonização.
A canonização de Carlo Acutis será um momento marcante para a Igreja universal e, sobretudo, para a juventude. Em Guarapuava, a mobilização já começou, buscando tornar essa celebração, em 7 de setembro de 2025, uma experiência espiritual vibrante e significativa para toda a comunidade, sob a liderança de Dom Amilton e a dedicação dos jovens paroquianos da São Luiz Gonzaga juntamente com seu pároco, padre Erico.
