Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Movimento Serra realiza encontro em Guarapuava e acolhe novos integrantes

Coordenador do Movimento Serra, Juarez José Simão, concede entrevista ao repórter Tonico de Oliveira

No último sábado (17), o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, acolheu mais um encontro do Movimento Serra, reunindo cerca de 85 membros provenientes da cidade e de outros municípios da região.

Reconhecido como o mais antigo movimento leigo da Igreja Católica, o Movimento Serra tem como missão principal fomentar as vocações sacerdotais e apoiar os padres em sua caminhada pastoral. Durante o encontro, foi celebrada a admissão de cinco novos integrantes, o que fortalece ainda mais a presença e a atuação do grupo na Diocese.

O encontro teve como anfitrião o padre Matheus Kurta, reitor do seminário, que destacou a importância do movimento na vida vocacional da Igreja.

“Os membros do Movimento Serra não rezam apenas pelas vocações sacerdotais. Eles assumem o compromisso de rezar por todas as vocações, com uma atenção especial aos sacerdotes. Sabemos que as vocações nascem nas famílias — sejam religiosas, de vida consagrada ou sacerdotais — e, por isso, esse movimento que reza, apoia e acompanha os vocacionados é uma presença significativa”, afirmou o reitor.

“É um carinho materno e paterno, de pessoas comprometidas com a fé. Nós precisamos disso, porque nossa luta é espiritual também. O Serra é o único movimento leigo reconhecido pela Igreja com esse compromisso específico de rezar pelas vocações e auxiliar nas suas necessidades”, completou.

Para Juarez José Simão, coordenador do Movimento Serra em Guarapuava, o momento foi de alegria e renovação.

“É uma grande alegria receber novos integrantes aqui na comunidade de Guarapuava. Também tivemos a visita de representantes das comunidades que fazem parte do Distrito 168 e a presença do pessoal do Conselho Nacional do Serra do Brasil, inclusive membros vindos de Curitiba”, relatou.

Juarez também enfatizou a importância de renovar constantemente os membros do movimento:

“Temos uma necessidade muito urgente de renovar o Movimento Serra. Ele é muito acolhedor, forma uma verdadeira família, mas com o tempo as pessoas vão se acomodando. A idade vai chegando, e é preciso trazer gente nova, com mais energia. Não que os antigos não tenham, mas a renovação é essencial, porque o movimento é muito bonito e precisa continuar firme”.

O encontro reforçou a missão do Movimento Serra na Diocese de Guarapuava, como sinal de apoio  às vocações sempre em comunhão com a Igreja.

Jorge Teles com reportagem de Tonico de Oliveira (Cultura FM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress