
Em sintonia com a proposta da Igreja em saída e com os apelos do Papa Francisco sobre o cuidado com o meio ambiente, a cidade de Laranjeiras do Sul sediará um encontro preparatório para a PRÉ-COP30, que reunirá lideranças da Diocese de Guarapuava e da Pastoral da Ecologia. Será neste sábado, 24 de maio, das 9 às 16h, na Toca do Leão.
Cada paróquia da diocese está convidada a enviar dois representantes. As inscrições podem ser feitas pela internet, e o local contará com sinalização para facilitar o acesso dos participantes.
A formação será conduzida por Fátima Langbeck, agente da Pastoral da Ecologia, com foco na encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco em 24 de maio de 2015. A carta papal, que completa dez anos em 2025, propõe uma reflexão profunda sobre o cuidado com a criação, os desafios ecológicos e a conversão ecológica.
“A Fátima Langbeck, da Pastoral da Ecologia, é quem vai trabalhar a formação. Será tratado no encontro sobre o cuidado com a Casa Comum, a Laudato Si’. Uma das coisas que a gente quer fazer é conhecer essa encíclica, estimular o estudo e comemorar seus 10 anos”, explicou Tereza Cionek Grzybowski, uma das responsáveis pela organização do evento.
Segundo Tereza, o objetivo é também apresentar os primeiros passos para a articulação da Pastoral da Ecologia na Diocese. “Queremos nos situar dentro do Regional Sul 2, na ideia de uma Igreja em saída, e ligar a vida e a nossa fé com a sustentabilidade. Fé e sustentabilidade, chamando-nos a esta conversão ecológica”, destacou.
O encontro pretende despertar nos participantes a corresponsabilidade pela criação e aprofundar a consciência sobre os desafios ambientais do tempo presente. “São temas tão urgentes, gritantes, necessários, atuais, e a gente precisa realmente conhecer a Laudato Si’, que apresenta toda essa situação ecológica, a situação do planeta. E todos nós somos corresponsáveis, porque todos nós usufruímos da criação de Deus”, afirmou Tereza.
A formação também será uma oportunidade de vivenciar, a partir da realidade local, o espírito da COP30, conferência climática internacional que acontecerá no final do ano. “O que eu acho bonito, interessante, é que as ideias dessa COP estão descendo para as bases. E nós, leigos, leigas, pessoas simples das nossas comunidades, do nosso dia a dia, podemos estar construindo juntos essa COP”, ressaltou.
Durante o encontro, será escolhido um representante da Diocese para participar da PRÉ-COP30 regional, que acontecerá em julho na cidade de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, reunindo participantes dos três estados do sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.