
No domingo, 4 de maio, a Paróquia Imaculada Conceição, em Rio Branco do Ivaí, acolheu o terceiro módulo da Escola de Iniciação à Vida Cristã (IVC) da paróquia, reunindo 83 participantes da matriz e comunidades. O encontro aprofundou o tema “Desenvolvimento histórico e teológico do Catecumenato”, sob a condução de Gabriel Belisario, assessor da formação.
Durante a exposição, Gabriel conduziu os participantes por um percurso histórico da catequese cristã, desde os primeiros séculos da Igreja até os dias atuais. “Trabalhamos a temática do desenvolvimento histórico e teológico do Catecumenato, remontando como o processo catecumenal acontecia na Igreja Primitiva, a partir de documentos antiquíssimos como a Didaqué e os escritos de Padres da Igreja, como São Cirilo de Jerusalém, Santo Ambrósio e Hipólito de Roma”, explicou.

A formação abordou ainda o contexto da cristandade medieval, quando a transmissão da fé se dava principalmente por herança familiar e social, e o período pós-Concílio de Trento, marcado por uma catequese de forte caráter doutrinal. Segundo Gabriel, foi no Concílio Vaticano II que a Igreja resgatou o valor do processo catecumenal como caminho privilegiado de evangelização.
“Estudamos documentos conciliares e pós-conciliares, como a Sacrosanctum Concilium, que pede o retorno do processo catecumenal; os três Diretórios Gerais da Catequese publicados pela Santa Sé; o RICA, que apresenta a estrutura dos tempos e ritos na iniciação cristã de adultos; o Documento de Aparecida e o Documento 107 da CNBB”, detalhou o assessor.
Gabriel Belisario ressaltou ainda a importância desse panorama formativo. “Este percurso histórico e teológico é de suma importância para que os participantes possam compreender toda a caminhada feita pela Igreja até chegar na compreensão catequética proposta pelo Concílio Vaticano II para os dias de hoje.”