Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paróquia Divino Espírito Santo realiza encenação da Paixão de Cristo em Guarapuava nesta quarta-feira (16)

Na noite desta quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, a Paróquia Divino Espírito Santo, localizada no bairro Vila Bela, em Guarapuava, promoverá a encenação da Paixão de Cristo. O evento, que será realizado nas ruas próximas à igreja, reunirá mais de 150 paroquianos entre personagens, músicos, equipe de som, iluminação e organização geral.

De acordo com Denise Caetano, coordenadora da encenação, este será um retorno à tradição vivida antes da pandemia. “No ano passado, fizemos a Via-Sacra com as crianças e os jovens de forma separada. No início deste ano, conversei com nosso pároco e pedi para voltarmos a fazer a encenação na rua, como fazíamos antes. Ele concordou, e a comunidade prontamente se envolveu”, contou.

A iniciativa mobilizou diversas famílias da paróquia, que se dedicaram à confecção de figurinos, elaboração de cenários e organização. “Tudo foi preparado com muito carinho. O convite foi feito e as pessoas aceitaram com alegria. Vamos viver esse momento como comunidade, refletindo a entrega de Jesus por nós”, destacou Denise.

O roteiro da encenação foi escrito por Micheli Bento, que se inspirou nos textos bíblicos e também incorporou o tema da Campanha da Fraternidade 2025. “O foco principal é a Paixão e Morte de Cristo, mas queremos também associar essa reflexão ao cuidado com a criação, como propõe a Campanha da Fraternidade deste ano. A fé precisa estar ligada à responsabilidade com o mundo que Deus nos confiou”, explicou.

Interpretando Jesus na encenação, o jovem Diogo Lopes falou sobre o compromisso espiritual assumido por todos os envolvidos. “Tudo está sendo feito com o coração, para que chegue ao coração das pessoas. É uma entrega espiritual. Vamos narrar todo o sofrimento de Jesus com o propósito de tocar e conscientizar. Essa passagem é fundamental na nossa fé e precisa ser lembrada com respeito e amor”, afirmou.

A encenação terá início nos arredores do Ginásio de Esportes da Vila Bela, com a representação da entrada de Jesus em Jerusalém. Em seguida, serão encenadas a Última Ceia, a agonia no Horto das Oliveiras e o caminho do Calvário. O percurso passará pelas ruas Turíbio Gomes e Francisco de Mário, encerrando-se ao lado da igreja matriz, onde será representada a crucificação.

Segundo Denise, o objetivo da encenação é envolver a comunidade em uma experiência profunda de oração. “Cada cena será vivida com intensidade. Rezaremos durante todo o trajeto, convidando o povo a se colocar no cenário, a viver a Paixão de Cristo com o coração aberto. Também vamos abordar a temática da fraternidade, despertando a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, como parte do nosso compromisso cristão”, concluiu.

A Paróquia convida todos os fiéis a participarem deste momento de fé, emoção e reflexão, que antecede a celebração da Páscoa do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress