Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”: Diácono Josemar fala sobre sua vocação e missão em Guarapuava

Imagem – reprodução redes sociais Catedral: Padre José Rodrigues (Decano), diácono Josemar, e o bispo diocesano Dom Amilton

Por: Jorge Teles

Aos 51 anos, casado há 23 com Josiana Muran, pai de João Vitor e avô do pequeno Felipe, o diácono permanente Josemar Czornei inicia a sua missão na Diocese de Guarapuava, na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro Industrial (Xarquinho).

O diácono Josemar foi apresentado à comunidade pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva e pelo Decano, padre José dos Santos Rodrigues, na celebração das 19h, deste domingo, 06 de abril, na Catedral Nossa Senhora de Belém.

Natural de Curitiba, ele se mudou para a cidade em outubro de 2023, assumindo a direção administrativa do Hospital Santa Tereza. Com longa trajetória na evangelização e forte experiência pastoral, agora também integra a equipe da Rádio Cultura FM (94,3).

“A experiência com os Exercícios Espirituais e a oração me sustentam neste tempo de recomeço. Chegar a Guarapuava foi um passo importante, e desde a primeira conversa com Dom Amilton, me senti como um filho abraçado por um pai”, contou.

A vocação ao diaconato, segundo ele, nasceu de forma natural, no serviço à Igreja. “Durante muitos anos fui catequista, e falar de Jesus para as crianças me permitiu fazer uma verdadeira experiência com o Ressuscitado”, relembra. “Trabalhei também por seis anos em uma instituição que acolhe pessoas com múltiplas deficiências. Lá vi o Rosto de Cristo nos mais necessitados. Depois de sentir esse abraço divino, não dá para não se entregar completamente.”

A formação de Josemar aconteceu no Instituto Discípulo de Emaús, da Arquidiocese de Curitiba, voltado à formação de vocações adultas. “Foram quatro anos de formação, com encontros quinzenais e foco na formação humana e pastoral. Costumo dizer que mais do que formar ministros ordenados, o Instituto transforma vidas”, destacou. Além disso, ele é bacharel em Teologia Católica.

Ordenado em 28 de julho de 2024, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, pelas mãos de Dom José Reginei Modolo, o diácono iniciou sua missão na Paróquia São José Trabalhador. Agora, em Guarapuava, continua exercendo seu ministério com alegria. “A missão do diácono está ligada ao Cristo Servo. Servimos na caridade, na palavra e na liturgia. É uma tríplice missão que exige entrega e humildade”, explicou, citando o Documento 96 da CNBB.

Além da atuação pastoral, o diácono Josemar também está à frente do programa “Peregrinos da Esperança”, das 12h30 às 14h, na Rádio Cultura. “É um dos momentos mais alegres do meu dia. Peregrinar com os ouvintes da Rádio de Nossa Senhora de Belém é uma bênção. Alegro-me em rezar com eles e colaborar com o trabalho de evangelização que a rádio realiza em toda a região.”

Questionado sobre como se sente nesta nova missão, ele respondeu com serenidade: “Quando iniciamos um novo ciclo, naturalmente sentimos aquele ‘friozinho na barriga’. Mas a oração é o remédio. Tenho pedido a Deus que me use da forma como Ele quiser. Espero continuar servindo, principalmente com o meu viver. Se necessário, usarei palavras.”

Por fim, deixou uma mensagem especial aos fiéis da Diocese: “Um Diácono Permanente é um membro do clero inserido no meio do povo de Deus, e ser acolhido nesta Diocese é motivo de graça na minha vida. Coloco-me a serviço do bispo, dos padres, da rádio, mas principalmente do povo. Como peregrino, quero caminhar junto com todos que eu encontrar por aqui. Peço e conto com as orações de todos. Deus nos abençoe grandemente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress