
O coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava, padre Erico Gabriel Gurkowski, esteve recentemente em Curitiba para uma visita à sede nacional da Pastoral da Criança. A visita aconteceu na tarde da última quarta-feira (12), juntamente com os demais sacerdotes que participaram do Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Ação Evangelizadora. Na ocasião, os padres tiveram momentos de diálogo com coordenadores e assessores espirituais da Pastoral da Criança no Paraná.
“Atualmente, a grande preocupação da Pastoral da Criança é a diminuição do atendimento a crianças em situação de pobreza. Nossa missão é incentivar essa pastoral, reforçando a importância do cuidado com as crianças e também com as gestantes”, afirmou.
Integração com a Pastoral Familiar
Uma das sugestões apresentadas aos sacerdotes foi a participação da Pastoral da Criança num dos encontros da catequese matrimonial para abordar temas essenciais sobre os primeiros mil dias da vida da criança e a importância da alimentação saudável das gestantes.
“Durante esses encontros, os agentes da Pastoral da Criança podem falar sobre a importância da nutrição materna para evitar problemas de saúde nos bebês. Também foi enfatizado o combate à desnutrição infantil, ainda muito presente, e à obesidade, além da necessidade de conscientizar as mães sobre a atualização da carteira de vacinação de seus filhos”, relatou padre Erico.
Sustentabilidade e melhorias na formação
Outro ponto abordado foi a sustentabilidade financeira da pastoral, destacando o trabalho com empresas parceiras, doações e estratégias de arrecadação para manter e expandir as atividades da pastoral.
Além disso, os coordenadores conheceram a revisão da apostila utilizada para a formação das líderes da Pastoral da Criança, composta por 11 módulos. O material será reduzido e incluirá um novo tema: o cuidado com o uso de telas pelas crianças, uma preocupação crescente na atualidade.

Tecnologia e registro de atendimentos
A reunião também abordou a Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), ferramenta utilizada para registrar dados de todas as gestantes e crianças acompanhadas pelos líderes comunitários.
“As FABS ainda são preenchidas manualmente, e muitos agentes não têm acesso ao aplicativo da Pastoral da Criança, principalmente aqueles que utilizam iPhone. No entanto, já estão desenvolvendo uma versão do aplicativo compatível com esse sistema operacional, para que todos possam utilizá-lo”, explicou o sacerdote.
Duração da coordenação da Pastoral da Criança
Outro aspecto explanado foi a diferença no tempo de coordenação da Pastoral da Criança em relação a outras pastorais. Enquanto a maioria das pastorais na Diocese de Guarapuava tem coordenação com mandato de dois anos, renovável por mais dois, na Pastoral da Criança o período é de três anos, renovável por mais três.
Avaliação positiva da visita
Ao final da visita, padre Érico destacou a relevância do encontro para compreender melhor a caminhada da Pastoral da Criança e sua importância para a evangelização e o cuidado com os mais vulneráveis.
“Para mim, foi um momento de grande aprendizado e muito valor. Esse contato direto com a equipe da Pastoral da Criança nos ajuda a entender melhor sua missão e a pensar em formas de fortalecer esse trabalho em nossa diocese”, concluiu.
Os padres tiveram ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu da Vida, onde se encontra o memorial da Dra. Zilda Arns, fundadora da instituição.
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando em áreas como saúde, nutrição, educação e cidadania, por meio da capacitação de líderes comunitários voluntários. Atualmente, a instituição acompanha cerca de 200 mil crianças em todo o Brasil.
Fotos: Pastoral da Criança
Uma resposta
Parabéns pela atenção