Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guarapuavana faz votos perpétuos no Mosteiro Beneditino em Uberaba (MG)

Irmã Teresinha – a direita na foto

A Diocese de Guarapuava se alegra com a consagração definitiva da Irmã Teresinha, natural de Guarapuava, que professou seus votos perpétuos no dia 19 de março, no Mosteiro Beneditino de Uberaba (MG).

Antes de ingressar na vida religiosa, Irmã Teresinha se chamava Rita Banack Marcondes. Agora, como monja beneditina, entrega-se inteiramente a Deus na vida de clausura e oração, em um testemunho de fidelidade e amor à vocação contemplativa.

A história vocacional de Irmã Teresinha é marcada por fé, provações e profunda confiança na providência divina.

De acordo com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, há cerca de dois anos, ela precisou se afastar temporariamente do mosteiro para cuidar da mãe enferma, retornando à Guarapuava, sua cidade natal. Em conversa com o bispo, ela partilhou, com lágrimas nos olhos, o quanto amava a vida monástica e temia não poder continuar sua caminhada vocacional devido à situação delicada da família.

Sensível à realidade da religiosa, a abadessa do mosteiro permitiu que Irmã Teresinha retornasse à comunidade levando consigo sua mãe, que passou a residir em um espaço separado da clausura, mas dentro do ambiente monástico. Esse gesto de acolhida e compreensão foi fundamental para que sua vocação fosse preservada e fortalecida.

“Esse gesto materno da abadessa salvou a vocação da então Irmã Rita”, recorda Dom Amilton.

No mês passado, Irmã Teresinha enviou com alegria um convite à Dom Amilton para a Santa Missa de sua profissão perpétua, celebrada juntamente com outra religiosa, Irmã Maria Guadalupe. Por questões de agenda, Dom Amilton não pôde comparecer, mas recebeu, com gratidão, registros fotográficos da celebração.

Em suas redes sociais Dom Amilton escreveu: “A Diocese de Guarapuava e, particularmente a cidade de Guarapuava, se alegra com sua entrega à Deus, como religiosa contemplativa. Você é a quarta vocação monástica feminina da nossa Diocese. Rezamos por você. Reze por nós. Deus te abençoe!”

Irmã Teresinha se torna a quarta vocação monástica feminina da Diocese de Guarapuava, motivo de grande júbilo para a Igreja local. Sua entrega silenciosa e orante é um testemunho fecundo da presença de Deus na vida daqueles que O buscam com sinceridade de coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress