
Na noite do último domingo , 23 de março, a Paróquia São Miguel Arcanjo, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, deu início à Escola de Formação Teológica, reunindo aproximadamente 250 fiéis para a primeira aula do curso. O encontro foi conduzido pelo professor Rodrigo Campanharo, que abordou temas fundamentais como introdução à teologia, as fontes da teologia, a revelação divina e sua transmissão.
Com duração de 2h30, a aula foi marcada por uma exposição clara e envolvente, despertando nos participantes o interesse pelo estudo mais aprofundado e pela reflexão sobre a fé cristã. Ao todo, a formação contará com 10 módulos planejados para o ano de 2025, com o objetivo de proporcionar aos cristãos católicos uma compreensão sólida e profunda de sua fé.
A grande adesão à Escola de Formação Teológica reflete uma necessidade crescente dos católicos: conhecer melhor a própria fé para vivê-la e testemunhá-la com mais consistência. “Ao mergulhar nos fundamentos teológicos, o fiel percebe que a fé vai além de tradições ou sentimentos. Trata-se de uma resposta consciente e amorosa à revelação de Deus”, explicou a Pastoral da Comunicação da paróquia, citando o Catecismo da Igreja Católica: “A fé procura compreender: é próprio da fé cristã querer compreender melhor aquele em quem se pôs a fé e compreender melhor o que Ele revelou” (CIC 158).

A próxima aula da Escola de Formação está marcada para o dia 27 de abril, com expectativa de que mais fiéis integrem essa jornada de aprofundamento teológico e espiritual. O investimento nessa formação é decisivo para que os católicos sejam capazes de “dar razões de sua esperança” (cf. 1Pd 3,15), caminhando com segurança no seguimento de Cristo.
A Paróquia São Miguel Arcanjo e a Diocese de Guarapuava incentivam todos os fiéis a atenderem ao chamado de Deus, que deseja ser conhecido, amado e seguido. Conhecer a fé é mergulhar no mistério de Deus que se revela, permitindo ao cristão descobrir o verdadeiro sentido da vida e renovar as forças para a missão.
Jorge Teles com Pascom São Miguel Arcanjo
Uma resposta
Que maravilha!