
A diocese de Guarapuava se prepara para o início do Ano Catequético, que terá sua abertura oficial neste domingo, dia 9 de março, primeiro domingo da Quaresma.
O período de matrículas, realizado nos meses de janeiro e fevereiro, acolheu crianças, adolescentes, jovens e adultos que desejam aprofundar a fé por meio da catequese.
A diocese conta com aproximadamente cinco mil catequistas, que, segundo padre Anselmo Freski de Oliveira, coordenador da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, são chamados por Deus para guiar os fiéis no encontro com Jesus Cristo. “Homens e mulheres chamados por Deus a uma missão: conduzir os fiéis ao encontro com Cristo. São testemunhas de fé e de oração, evangelizando e espalhando a Boa Nova do Evangelho a todos aqueles que Deus lhes confia”, ressaltou.
Neste ano, a Igreja em Guarapuava também busca aprofundar o sentido do Ministério do Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2021. “Nossa diocese está amadurecendo essa reflexão. Junto com nosso bispo, dom Amilton Manoel da Silva, todo o presbitério e a irmã Lucia Anita Caçol, que é a assessora da comissão, estamos aprofundando, nas comunidades, o verdadeiro significado deste ministério. Ele vem para fortalecer ainda mais a missão dos catequistas, trazendo presente essa responsabilidade e esse chamado de Deus em nossa vida”, explicou padre Anselmo.
O sacerdote reforçou ainda a importância do compromisso dos catequistas no processo formativo, que envolve não apenas os catequizandos, mas também suas famílias. “Respondemos a esse chamado com um ‘sim’ generoso e com um compromisso de fé junto às famílias e aos catequizandos que nos são confiados”, disse.
Por fim, padre Anselmo pediu a bênção de Deus sobre o novo ciclo catequético: “Que Deus, nosso Pai Todo-Poderoso, abençoe este Ano Catequético, este ano de aprofundamento da fé. Que o Espírito Santo nos conduza nesse encontro com o mistério de Deus”.
O bispo diocesano dom Amilton enviou uma mensagem de vídeo para os pais, catequistas e catequizandos. Nela dom Amilton se dirige aos pais, aos catequistas e aos catequizandos. “Quero me dirigir primeiramente aos pais e quero parabenizá-los, porque dentro da família vocês são os primeiros catequistas a ensinar as primeiras orações e as primeiras verdades da nossa fé. E ocupados e preocupados com o futuro religioso dos filhos, vocês enviam os vossos filhos para a catequesa, com a confiança de que os nossos catequistas estarão colaborando com vocês, primeiros catequistas, na educação cristã e religiosa dos vossos filhos”.
Aos catequistas dom Amilton deixou a seguinte mensagem: “Quero parabenizar você pelo seu ‘sim’ na comunidade eclesial. O chamado que você escutou não foi de uma pessoa amiga, não foi do padre, nem do bispo, foi o chamado de Deus, de Jesus, para você evangelizar por todo mundo”.
Dom Amilton também saudou os catequizandos: “Que alegria saber que vocês estão regressando a catequese ou iniciando uma etapa em vista da Primeira Eucaristia, da Crisma, sacramentos da iniciação. Que alegria! Estamos aí, pais, catequistas, os sacerdotes, o bispo, a vida religiosa consagrada, todos empenhados em ajudar vocês a crescerem na fé, na experiência com Jesus e anunciar o reino de Deus, com muita alegria e com santidade”.