
Nos dias 15 e 16 de março, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realizou a terceira capacitação para Líderes Voluntários na Paróquia São Miguel Arcanjo, na Colônia Vitória em Entre Rios, com o objetivo de ampliar o atendimento aos idosos das Colônias e Comunidades rurais. Ao todo, 21 novos líderes participaram da formação, que contou também com o apoio de outros 20 voluntários já atuantes, responsáveis pela organização e acolhida durante o encontro.
A capacitação teve a presença das coordenadoras diocesanas Rozilda do Nascimento e Delzira Aparecida da Luz Antunes, além do pároco, padre Reonaldo Pereira da Cruz, que acompanhou de perto as atividades realizadas nos dois dias.
A metodologia adotada foi dinâmica e participativa, estimulando os novos líderes de maneira prática e envolvente. Esse formato proporcionou uma formação consistente e sensível, preparando-os para realizar visitas domiciliares marcadas pela empatia, escuta atenta e valorização integral da vida, levando o amor misericordioso de Jesus aos idosos atendidos.

A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 2004 pela Dra. Zilda Arns. Sua missão central é promover a dignidade e assegurar os direitos das pessoas idosas. Atualmente, no Brasil, mais de 20 mil líderes voluntários acompanham mensalmente cerca de 100 mil idosos, utilizando uma metodologia estruturada com ferramentas modernas, como o aplicativo SIGPPI, visando o cuidado integral, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.
Com esta nova formação realizada na Paróquia São Miguel Arcanjo, muitos outros idosos serão alcançados pela ação concreta do amor cristão, fortalecendo uma rede de solidariedade, atenção e cuidado na comunidade. Em breve, os novos líderes serão enviados oficialmente para a missão, consolidando o compromisso comunitário com os idosos.

Jorge Teles com Danielle Machado Milla – Pascom São Miguel Arcanjo