Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O cuidado e a esperança” foi tema do 2º retiro espiritual da Pastoral Familiar com Dom Amilton

Com o tema “O cuidado e a esperança” a Pastoral Familiar da Diocese de Guarapuava realizou, neste domingo, o seu 2º Retiro com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano. As palestras ocorreram no auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que cedeu o espaço para um dia de formação, espiritualidade e reflexão sobre a missão da família à luz da palavra de Deus.

Esta é a segunda edição do retiro, sendo que a primeira foi 2024, conforme Dom Amilton. “Com este encontro e formação para a Pastoral Familiar, queremos iniciar um bonito movimento em prol das famílias, ajudando na sua estruturação e reestruturação à luz dos valores do Evangelho”, afirmou o bispo.

Durante sua reflexão, ele recordou a importância da família na transformação da sociedade, citando São João Paulo II: “Se queremos transformar a sociedade, precisamos começar transformando a família – o papai, a mamãe e os filhos. Somente assim a sociedade será nova.”

O bispo também destacou a mensagem do Papa Francisco, que insiste que “não existem famílias perfeitas, mas famílias que tomam consciência de que é preciso melhorar e continuar investindo naquilo que Jesus nos ensinou.” Ele enfatizou que, como discípulos e missionários de Cristo, somos chamados a ser “peregrinos da esperança”, começando essa caminhada dentro de nossas próprias casas, rumo à plenitude do Reino de Deus.

Família: cuidadora da esperança e reflexo da imagem de Deus

O tema central da palestra de Dom Amilton foi “Família Cuidadora”, ressaltando o papel da família no cuidado com a fé e com os valores cristãos. Dom Amilton destacou a importância de resgatar a imagem e semelhança de Deus dentro do lar e fortalecer a esperança, especialmente no contexto do Ano Jubilar.

“Aproveitamos este tempo jubilar para continuar investindo naquilo que é essencial, para que a família se alicerce no presente, tendo em vista um futuro de esperança. O dia a dia do lar – do pai, da mãe, dos filhos – precisa ser vivido sem perder a dimensão do futuro eterno, pois Deus garante o nosso presente e o nosso futuro. No entanto, essa esperança precisa ser construída hoje, para que os passos do amanhã estejam firmes”, disse o bispo.

Ele reforçou que essa missão não se trata de uma utopia ou um simples otimismo, mas sim de um ato de fé: “Acreditamos que Deus é a base de nossas vidas e de nossos lares.”

Dom Amilton Manoel da Silva – Bispo da Diocese de Guarapuava

Convite à participação na caminhada diocesana

Dom Amilton incentivou as famílias a abrirem seus lares para o chamado de Deus e a se envolverem com a Pastoral Familiar e os movimentos que trabalham pela evangelização das famílias.

“Vamos continuar essa caminhada! Ao longo do ano, teremos momentos muito especiais na Diocese de Guarapuava, como o Jubileu das Famílias e outros encontros, retiros e formações. Que cada família acolha esse apelo de Deus e se deixe guiar pelo Seu amor”, concluiu o bispo, pedindo a intercessão da Sagrada Família de Nazaré sobre todas as famílias.

A programação

Douglas Pereira de Moraes – coordenador diocesano da Pastoral Familiar

O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, reunindo aproximadamente 250 participantes, 125 casais, provenientes dos quatro decanatos que compõem a diocese.

Douglas Pereira de Moraes, coordenador diocesano da Pastoral Familiar, destacou a diversidade dos participantes: “Nós também fizemos o convite para outras pastorais e movimentos, principalmente aqueles que trabalham com a família, como o Movimento de Cursilhos e o Acampamento de Casais, para que a gente trabalhe em unidade, algo que o nosso bispo, Dom Amilton, sempre nos pede.”

A programação do retiro incluiu além da palestra ministrada por Dom Amilton, na Unicentro, momentos de reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Santa Cruz.

Após o almoço, que foi, assim como as outras refeições, servido no salão social da paróquia, o encontro foi conduzido pelo padre Marcos Rogério, pároco na cidade de Pinhão e assessor diocesano da Pastoral Familiar.

Dinâmica da árvore

No período da tarde, os participantes do retiro participaram de uma dinâmica que abordou o Ano Jubilar e discutiram maneiras de serem “uma chama viva” desde a diocese, passando pelos decanatos e chegando às paróquias. Foi tirada uma foto de uma árvore construída com as digitais de representantes de cada decanato. Essa mesma dinâmica será repetida em todas as paróquias.

Também foi entregue à cada participante um pequeno kit do jubileu. O retiro encerrou-se com a celebração da Santa Missa.

Satisfação com o retiro

Wilson Aguiar, coordenador da Pastoral Familiar no Decanato Pinhão e membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campina do Simão, expressou sua satisfação com a participação no 2º Retiro com Dom Amilton. Ele destacou a presença significativa das paróquias do seu decanato no evento: “Hoje é uma graça, estamos com a maioria das paróquias do nosso decanato participando desse retiro, que é uma bênção para todos nós da diocese.”

Wilson também enfatizou a importância das orientações de Dom Amilton para o início das atividades pastorais do ano: “Sempre com as palavras sábias de Dom Amilton, podemos ter essa bênção que é começar bem o ano para os trabalhos em todas as nossas paróquias.”

Wilson Aguiar, coordenador da Pastoral Familiar no Decanato Pinhão

Luciano e Marciane, casal da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cândido de Abreu, no Decanato Pitanga, expressaram gratidão pelo convite e destacaram a importância do retiro: “Queremos agradecer pelo convite e dizer que nós amamos o retiro com Dom Amilton, uma pessoa muito abençoada, muito ungida pelo Senhor, que está nos passando coisas maravilhosas para as famílias.” Eles enfatizaram a relevância de Dom Amilton para a diocese: “É o pastor que nós precisávamos, é o pastor que as famílias precisavam.”

Luciano e Marciane, casal da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cândido de Abreu – Decanato Pitanga

Atividades para as crianças

Durante o período da manhã, enquanto os pais participavam das atividades programadas, as crianças foram acolhidas pela Pastoral Catequética da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. Elas se envolveram em diversas oficinas e brincadeiras, incluindo atividades com massinha, jogos e outras dinâmicas recreativas, proporcionando momentos de aprendizado e diversão.

Oficina de massinhas para as crianças

Este retiro reforçou o compromisso da Diocese de Guarapuava em promover a unidade e o fortalecimento das famílias, seguindo os ensinamentos da Igreja e as orientações de seu bispo diocesano.

Equipe diocesana da Pastoral Familiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress