
Atendendo ao convite da Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom), agentes de diversas paróquias da diocese participaram, na noite desta quarta-feira (26), de um encontro on-line para alinhamento de ações e partilha de experiências.
Entre os temas discutidos, destacou-se o repasse de conteúdos do 14º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pascom, realizado no último fim de semana em Foz do Iguaçu.
Destaques do encontro
A publicitária Michele Fiuza, da equipe diocesana, apresentou os principais pontos da palestra do jornalista Fabiano Fachini, que abordou estratégias e tendências na produção de conteúdo para redes sociais.
Já Jorge Teles destacou a reflexão sobre os “missionários e missionárias digitais”, tema da palestra ministrada por Dom Amilton Manoel da Silva.
O coordenador diocesano da Pascom, Alisson Falcão, apresentou a programação da Semana da Comunicação, que antecede o Domingo da Ascensão do Senhor, data em que a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ele também incentivou os agentes da Pascom a participarem do Mutirão Estadual da Pastoral da Comunicação, que acontecerá em julho deste ano, na cidade de Campo Mourão.
Trabalho em rede e comunhão na comunicação
Durante a reunião, Jorge Teles ressaltou a importância da integração entre as Pascom paroquiais e a assessoria de imprensa da diocese. Ele solicitou que fotos e informações sejam encaminhadas ao espaço “Você Repórter“, disponível no site da diocese (www.diopuava.org). Segundo ele, embora as Pascom tenham desenvolvido um belo trabalho em suas redes sociais, é fundamental fortalecer a sinodalidade na comunicação por meio da partilha de conteúdos.
A coordenação diocesana também pediu que os retiros quaresmais, que acontecerão nos quatro decanatos da diocese, sejam acompanhados pelas Pascom das paróquias anfitriãs, com a divulgação nas redes sociais. “Sempre marcando a Diocese”, reforçou Alisson.
Mensagem do bispo diocesano
Ao final do encontro, foi exibido um vídeo do bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, no qual ele agradeceu e reconheceu o trabalho dos agentes da Pascom, reforçando a necessidade de trabalhar em rede e compartilhar conteúdos. O bispo fez uma analogia, comparando a Pascom a uma grande rede de comunicação e pediu que as 48 paróquias da diocese atuem em unidade, fortalecendo o espírito de comunhão na missão evangelizadora.