No dia 26 de janeiro acontecerá o Encontrão do MEJ, Movimento Eucarístico Jovem, da diocese de Guarapuava.
O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) é um movimento internacional que está presente em mais de 50 países. Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, preparando e formando jovens comprometidos no serviço aos irmãos mais necessitados.
Glaucia Cousseau, coordenadora na diocese, disse que o MEJ é um movimento para adolescentes e jovens da primeira Eucaristia aos 25 anos de idade. “O movimento leva os jovens a viver um estilo de vida diferente, o estilo de vida de Jesus. A gente traz um Jesus próximo, um Jesus que se torna nosso melhor amigo. Não formamos apenas os jovens no âmbito espiritual, mas também na parte psíquica, social, emocional, familiar, levando em consideração a vida desses jovens como um todo. Nós também fazemos parte da Rede Mundial de Oração do Papa, então nós, junto com o Apostolado da Oração, somos os responsáveis, digamos assim, por rezar pelas intenções mensais de oração do Papa”, explicou.
Sobre o encontrão que vai acontecer em janeiro, Glaucia disse que é destinado aos mejistas (membros do MEJ) atuantes na diocese. “Temos o grupo aqui em Guarapuava, em Campina do Simão, em Cândido, de Abreu e o grupo que está iniciando em Pitanga”.
Esse encontro em janeiro será em Cândido de Abreu e por ser exclusivo para os jovens que já atuam no MEJ, a inscrição se dá através do contato entre coordenadores. “A programação para esse encontro é mais tranquila do que a gente está acostumado a fazer nos nossos encontros. O tema trabalhado vai ser “o compromisso no MEJ”. Além de trabalharmos o tema teremos uma tarde de brincadeiras, de convivência para os jovens, para que os grupos se entrosem”.
Glaucia também contou que haverá momentos de oração, de espiritualidade, e será repassada a agenda do ano. “Poderemos ter, se a agenda estiver disponível, a presença do Frei Célio ou de algum outro sacerdote da paróquia”.
O momento de oração será conduzido por ela (Glaucia) e por Leo Giovani articulador do movimento no Paraná.
Representantes do MEJ da diocese de Guarapuava participaram de peregrinação no Rio Grande do Sul
Entre 13 e 15 de dezembro, 22 jovens e assessores adultos do MEJ dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e Paraná, sendo 11 da diocese de Guarapuava, estiveram no Rio Grande do Sul, acompanhados do diretor nacional, padre Eliomar Ribeiro, para o último evento nacional alusivo ao centenário do MEJ Brasil.
De acordo com Leo Giovani, os jovens realizaram a peregrinação “Nos passos da Missão”, que saiu da cidade de Santo Ângelo (RS) como destino as ruínas da redução jesuítica de São Miguel das Missões, com parada nas Ruínas de São João Batista. Esse conjunto de contruções foi o que restou da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, parte dos Sete Povos das Missões.
Entre orações, partilhas da vida e da caminhada do MEJ, tempos de silêncio e reflexão pessoal, por dois dias, o grupo percorreu 50km, desafiados pelo sol, chuva, barro, cansaço, mas, sobretudo, a própria mudança interior e puderam reviver em si o sentido de serem peregrinos em uma igreja peregrina, de modo especial, às vésperas do Jubileu 2025.
No domingo, 15, o grupo celebrou a Santa Missa de conclusão da peregrinação no Santuário dos três Santos Mártires das Missões, em Caaró, que fica no local onde dois dos três santos foram martirizados.
No dia 12, antes de iniciar a peregrinação, os jovens do Paraná, puderam conhecer a cidade de Santo Ângelo e visitar a Catedral Diocesana e os museus dos arredores.