O bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, deu posse ao novo pároco da Paróquia São João Bosco, em Guarapuava, padre Juarez Testoni, na noite desta sexta-feira (24).
Padre Juarez pertence à Congregação Salesiana, e sua posse ocorreu no dia em que a Igreja celebra a memória de São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, patrono da congregação. A cerimônia reuniu diversos sacerdotes salesianos e membros do clero diocesano, além de centenas de fiéis que lotaram a igreja.
No início da celebração, conforme o rito, foi lida, pelo padre Carlos Egler, vigário-geral da diocese, a ata de nomeação. O documento destaca:
“Sob autoridade do bispo diocesano, ajude os fiéis a constituírem uma comunidade plenamente inserida na caminhada da Igreja diocesana e universal. Cuide para que os fiéis leigos sejam instruídos nas verdades da fé e para que a Santíssima Eucaristia seja o centro da comunidade paroquial. Aos fiéis, recomendamos que o acolham com espírito de alegria e de verdadeira obediência. Colaborem com o pároco de maneira leal e eficaz em todas as atividades pastorais da paróquia.”
VEJA ALGUMAS IMAGENS DA CERIMÔNIA
Na sequência, o novo pároco prestou o juramento de fidelidade:
“Eu, padre Juarez Testoni, ao assumir o ofício de pároco, prometo conservar-me sempre em comunhão com a Igreja Católica, tanto por palavras como pela minha maneira de agir. Desempenharei, com grande diligência e fidelidade, os deveres a que estou obrigado para com a Igreja, tanto universal quanto particular, na qual fui chamado a exercer o meu serviço segundo as normas do direito.” Dando continuidade ao rito, padre Juarez foi revestido com estola e casula e recebeu das mãos do bispo diocesano o Evangelho.
Durante a homilia, dom Amilton dirigiu-se ao padre Juarez com as seguintes palavras:
“Este povo que lhe entrego é em nome de Deus. É o povo de Deus, uma parcela desse rebanho imenso do Senhor que, há mais de dois mil anos, está aí existindo, e nós fazemos parte de um recorte da história. Nós passamos, e é Deus que permanece, evangelizando através da Igreja e dos seus pastores, santificando o povo a caminho do céu.”
Em seguida, o bispo falou à comunidade:
“Sejamos homens e mulheres colaboradores nesta Igreja da comunhão, com o nosso padre, com os vigários, com o bispo, com a diocese. Aqui é Jesus quem coordena, e nós estamos a serviço.”
Ao término da homilia, padre Juarez renovou as promessas sacerdotais. Na sequência, recebeu as chaves da igreja e do sacrário, que foi aberto enquanto toda a assembleia se ajoelhava e permanecia em silêncio. Finalizando o rito de posse, padre Juarez recebeu a estola roxa, símbolo de penitência, reflexão e recolhimento.
Por fim, padre Juarez dirigiu-se à comunidade paroquial:
“Amados irmãos e irmãs de toda a comunidade paroquial e querida família salesiana, hoje meu coração está repleto de gratidão, esperança e compromisso ao assumir, pela graça de Deus e pela confiança da Igreja, a missão de ser o pastor desta querida Paróquia São João Bosco. Conto com o apoio, as orações e a colaboração de cada um de vocês. Quero estar próximo, com o coração aberto, para ouvir, compreender e servir.”
São Francisco de Sales é o patrono dos jornalistas.