Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Padre Wieslaw é condecorado por méritos no trabalho missionário

Na esquerda, dom Szymon Stulkowski (bispo da Diocese de Plock), no centro padre Marek Figurski (de Espigão Alto do Iguaçu) e à esquerda padre Kamil Kowalski

O padre Wieslaw Morawski, da paróquia Nossa Senhora da Luz, em Espigão Alto do Iguaçu, foi condecorado com a medalha “Benemerenti in Opere Evangelizationis” devido ao seu trabalho missionário desenvolvido na Diocese de Guarapuava. É a mais alta condecoração concedida pela Comissão Episcopal da Polônia para Missões.

Padre Wieslaw nasceu em 1937 na Polônia, onde foi ordenado sacerdote no ano de 1961. Veio para o Brasil como missionário com mais sete padres poloneses, a convite de dom Frederico Helmel, para juntar-se a outros 32 padres na recém criada diocese de Guarapuava, onde incardinou-se.

Há 52 anos atuando no Brasil, padre Wieslaw foi responsável pela criação de 20 capelas, uma igreja e 3 casas paroquiais na diocese.

Missa do meio dia no Santuário Nossa Senhora de Belém

A medalha, juntamente com um diploma, foi entregue ao padre Wieslaw pelo bispo polonês dom Szymon Stulkowski (bispo da diocese de Plock – na Polônia)  e padre Kamil Kowalski (responsável pelos padres poloneses da diocese de Plock que estão em missão). Eles concelebram a Santa Missa do meio-dia, nesta segunda-feira (16), presidida por dom Amilton Manoel da Silva, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.

O bispo polonês chegou na diocese na sexta-feira (13), visitou no sábado quatro comunidades, celebrou no domingo cinco missas e nesta segunda-feira concelebrou com dom Amilton. “Para essa Missa vieram alguns poloneses e padres do nosso clero que celebraram juntos. Após a celebração eles almoçaram e em seguida retornaram para Espigão Alto do Iguaçu. Amanhã (17) o bispo viaja para a região de União da Vitória e depois retorna a Polônia” informou dom Amilton.

Diploma

O diploma traz a seguinte mensagem: A Comissão Episcopal da Polônia para Missões concede medalha benemérita em obra de evangelização, expressando a gratidão para o padre Wieslaw Morawski por uma vida inteira do frutuoso trabalho da missão no Brasil, entre elas, a construção das 20 capelas, igreja paroquial, três casas paroquiais, e também os escritos livros da temática apologética.

O diploma vem assinado pelo bispo Jan Piotrowski, chefe da Comissão Episcopal da Polônia para Missões e pelo bispo Andrzej Jez, chefe do Capitulo da Medalha.

A apologética, citada na honraria concedida ao padre Wieslaw, é uma disciplina teológica que defende a verdade da doutrina de uma religião, através de argumentos, contra teses contrárias.

Frente da medalha

Na medalha, num dos lados há a inscrição “partilhem Jesus com os outros” (Comissão Episcopal da Polônia para Missões). Esse lado da medalha sugere a imagem do mundo (um globo) com uma grande cruz centralizada..

No outro lado há uma gravura de pessoas evangelizando, pregando, cuidando dos doentes, atendendo confissões, ensinando a doutrina.  Na horizonta a frase: benemérita em obra de evangelização.

Verso da medalha

Dom Amilton esteve no último dia 21 de novembro em Espigão Alto do Iguaçu realizando a crisma dos jovens da paróquia Nossa Senhora Luz. Na oportunidade, depois de alguns meses de convalescença, o padre Wieslaw (na cadeira de rodas) concelebrou com o bispo diocesano.

Por: Jorge Teles – Assessor de Comunicação da Diocese de Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress