A Paróquia Santos Anjos, em Guarapuava, está com a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) em pleno funcionamento. “São 37 líderes que atendem 13 setores da paróquia. Para as visitas os líderes vão em duplas, preferencialmente nos setores que ficam na proximidade onde moram”, revelou Nelson Maciel Chagas, que assumiu recentemente como vice coordenador da PPI Santos Anjos. A coordenadora é a senhora Antônia Glacir.
Ainda segundo o coordenador as visitas são feitas no mínimo uma vez no mês. “Na visita é realizada uma coleta dos dados do idoso através de uma ficha padrão impressa, que cada líder leva em mãos, e também um aplicativo da PPI, no celular, onde é feito os registros para ficarem gravados no sistema em nível nacional”.
O questionário é composto por questões a respeito da rotina do idoso, desde de moradia, higiene, tratamento médico, religião, práticas de esporte, exercícios físicos e alimentação.
“Esse acompanhamento é feito, se nada interferir, até o falecimento do idoso, onde temos a obrigação de registrar no sistema, conforme a certidão de óbito”, complementou Nelson.
A PPI trabalha em conjunto com os postos de saúde e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Temos muita alegria e satisfação em poder levar a paz, a alegria e principalmente a confiança nos lares dos nossos idosos”, disse o vice coordenador.
No último dia 25 de novembro a pastoral realizou reunião e confraternização com os líderes. As reuniões são mensais e caso alguém se interesse em conhecer ou fazer parte da PPI, deve se dirigir na secretaria paroquial ou ligar para o telefone/whatsApp (42) 3624-3365. “A secretaria irá atender e encaminhar para uma pessoa da coordenação, eu [Nelson], Glacir, Iolanda, Eliane ou Adaris”, finalizou.
Uma resposta
Pastoral mais que necessária. Graças a Deus e a ciência estamos ficando velhos e essa pastoral nos anima, nos cuida, nos protege e fortalece a nossa fé.