Encerramento da Escola de Iniciação à Vida Cristã (IVC) neste domingo (24) ocorreu em Pitanga (Decanato Pitanga), Laranjeiras do Sul (Decanato Laranjeiras) e em Guarapuava (decanatos Centro e Pinhão). Cerca de 300 alunos receberam o seu certificado.
Em Pitanga a equipe de coordenação formada pelas leigas Lucia, Nara e Vera e os padres Jair e João Rafael organizaram uma programação que iniciou às 8h com o café. Às 9h teve a oração e na sequência a participação do bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva. Ainda no período da manhã houve momentos de reflexão e partilha.
Após o almoço foram retomadas as atividades com a Santa Missa e o encerramento com entrega dos certificados.
O padre João Rafael contou que toda a programação aconteceu na Casa de Formação São José Freinademetz e que dom Amilton falou sobre a Solenidade de Cristo Rei, exaltando os Leigos e fazendo uma reflexão do que é o reino, o reinado de Deus e como o podemos continuar transmitindo ou construindo. “Construímos através da fraternidade, do amor, da concórdia, sendo cristãos leigos comprometidos com o próximo. Assim como o próprio Cristo foi comprometido com o outro, nós devemos ser comprometidos com o próximo”, disse.
Já em Laranjeiras do Sul, o padre Anselmo Freski assessorou a escola trabalhando a parábola dos talentos, a partir do Evangelho de Mateus (25, 14-30), conforme informou Gisele de Freitas, coordenadora da escola no decanato. “Padre Anselmo levou os participantes a refletirem seus dons e talentos, e de que forma eles os estão multiplicando, bem como aqueles talentos que ainda estão enterrados e por algum motivo não estão frutificando”, contou Gisele.
Ainda houve momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa em ação de graças pelo ano da escola. Toda a programação aconteceu, das 7h30 às 11h30, no Santuário Bom Jesus, na Comunidade Campo Mendes, em Laranjeiras do Sul.
Em Guarapuava os alunos da escola, dos decanatos Centro e Pinhão, tiveram o encerramento e entrega dos certificados na Paróquia Santana. A Irmã Juliana Zamulak, da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, foi a assessora e trabalhou o tema “Jesus Luz do Mundo, Razão da nossa Missão”.
Do decanato Centro 70 pessoas concluiram o curso e do Pinhão foram 50. Os alunos receberam os certificados das mãos do bispo dom Amilton.