A Comissão para Movimentos e Novas Comunidades, da Diocese de Guarapuava, esteve reunida na noite desta segunda-feira (18) na Casa de Líderes em Guarapuava. Estiveram presentes os coordenadores ou representantes dos seguintes movimentos: Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Focolares e RCC. A reunião contou com a presença do Bispo Diocesano dom Amilton Manoel da Silva.
Foi a primeira reunião desta comissão que tem como coordenador o Frei Célio Ferreira (OM). “Esta comissão deu um importante passo hoje pensando o ano de 2025”, informou Frei Célio.
Os presentes puderam apresentar ideias e dar opiniões para o bom andamento da comissão. A nível de encontro foi sugerido um congresso. “Será uma possibilidade de se transmitir a identidade de cada movimento para a Igreja de Guarapuava. Percebe-se que há um desconhecimento eclesial da vida dos movimentos dentro da diocese. Como se cada movimento trabalhasse -e trabalham-, porém sem uma unidade de conhecimento do que cada movimento representa”, disse.
No vídeo a entrevista completa com Frei Célio
Dom Amilton abordou temas como diocesaneidade e paroquialidade, insistindo no aspecto da pertença. Na Igreja, a pertença não é apenas “ser parte” de um movimento ou apenas participar da Santa Missa, mas “fazer parte” ativa (do todo da Igreja). É preciso que os católicos conheçam mais a Igreja, se envolvam e que as pessoas que estão à frente dos movimentos transmitam essa ideia aos demais.
A próxima reunião desta comissão ficou marcada para o dia 17 de fevereiro.