Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A caminho do Natal

Nesse domingo iniciamos mais um ano Litúrgico (Ciclo C), durante o qual iremos refletir e celebrar os principais mistérios de nossa fé e da História da Salvação no Evangelho de Lucas. Iniciamos as quatro semanas do Advento, momento de espera e de esperança, em que celebramos um fato passado: com a vinda histórica de Cristo, prometida a Abraão, lembrada pelos profetas, esperada pelo povo, realizada em Belém. Um fato presente: a vinda de Jesus presente na sua Igreja. Cristo continua a vir na Palavra, na Eucaristia, nos Sacramentos e nos irmãos. Um fato futuro: sua segunda vinda no fim do mundo, na morte.

A 1ª leitura (Jr 33,14-16) acena para o povo que volta do exílio da Babilônia para Israel, cansado e abatido e encontra tudo destruído; precisa recomeçar tudo de novo. O profeta Jeremias proclama dias melhores, pois surgirá um descendente de Davi, que assegurará a paz e a salvação. Se instaura um clima da esperança.

Na 2ª leitura (1Ts 3,12 – 4,2), São Paulo lembra à comunidade de Tessalônica que a melhor maneira de esperar a vinda do Senhor Jesus é crescer no amor recíproco.

No Evangelho (Lc 21,25-28.34-36), Lucas apresenta os últimos dias da vida terrena de Jesus. Ele anuncia tempos difíceis de sofrimento e perseguição. O texto, numa linguagem apocalíptica, fala da segunda vinda de Cristo. O quadro visa reavivar a esperança pelo novo dia que surgirá e motivar a vigilância para reconhecer e acolher o Senhor que vem. “Alegrai-vos, pois, a vossa libertação está próxima”.

A salvação não é uma realidade que deva ser esperada de braços cruzados, exige compromisso com Deus e com a construção do seu Reino. Como você pretende se preparar para o Natal desse ano?

Bom domingo!
Vem, Senhor Jesus!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress