A Campanha Missionária, iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias, do Vaticano, é realizada no Brasil desde o ano de 1972, sempre no mês de outubro. Seu objetivo é reafirmar o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno. A diocese de Guarapuava sempre participou da campanha e valorizou iniciativas em prol das missões, e os materiais para sua realização, como cartazes, orações, livros de novenas e envelopes para as coletas, foram distribuídos para todas as 48 paróquias e mais de 1000 comunidades e capelas.
A escolha do mês de outubro para a realização da campanha se deve por causa do dia Mundial das Missões, 20 de outubro. O Papa Francisco escolheu para o ano de 2024 o lema “Ide e convidai todos para o banquete” (cf. Mt 22, 9)”, retirado da parábola do banquete nupcial. “Agradeço aos missionários e missionárias que, respondendo ao chamamento de Cristo, deixaram tudo e partiram para longe da sua pátria a fim de levar a Boa Nova aonde o povo ainda não a recebera ou só recentemente é que a conheceu. Irmãs e irmãos muito amados, a vossa generosa dedicação é expressão tangível do compromisso da missão ad gentes que Jesus confiou aos seus discípulos: ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’ (Mt 28, 19)”, disse Francisco em sua mensagem oficial para o Dia Mundial das Missões.
Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse período, em especial nos dias 19 e 20, são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo.