Artigo do jornalista Jorge Teles
Sábado, 31 de agosto de 2024, 255 (duzentos e cinquenta e cinco) fiéis participantes do retiro somaram-se as dezenas de voluntários que estavam trabalhando. A Igreja quase chegou à sua lotação máxima.
“O sacramento da Crisma e a missão do discípulo” foi o tema do retiro na Paróquia Bom Jesus de Guarapuava. Sete chamas com os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, pendurados nas luminárias fizeram parte da decoração da Igreja. Tudo muito lindo.
A presença de dois ministérios de música e a alegria dos jovens da paróquia na coreografia tornaram o ambiente alegre e incentivaram todos a louvar e adorar.
Após a animação inicial Dilcemeri explicou e realizou com todos a Leitura Orante da Palavra (1Reis 19,4-9). Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.
Os jovens Ana Rita e Matheus, ambos do GOJ – Grupo de Oração Jovem Imaculado Coração de Maria, foram os pregadores. O Evangelho de Marcos (Mc 1,7-18) foi o fio condutor das pregações que abordaram o Espírito Santo e a Missão.
Na seqüencia foi realizado um trabalho em grupo, outro momento muito especial, pois foi uma oportunidade de conhecermos um pouco melhor algumas das pessoas que já convivemos na paróquia e de conhecer outras. Conversamos sobre como temos testemunhado o sacramento da Crisma em nossas vidas e se nos sentimos realmente chamados a evangelizar. Foi unânime a resposta de que a Crisma nos tornou verdadeiramente cristãos e que nos sentimos missionários. Ao final escrevemos uma pequena oração pedindo o dom do Espírito Santo que estava escrito em nosso crachá. A cor do crachá dos componentes do nosso grupo era azul e a palavra Alegria representava o fruto do Espírito Santo. “Senhor, dai-nos a graça da alegria para que nunca saiamos da presença de alguém sem deixar a vida dela melhor e alegre”, foi a nossa oração.
Voltamos para a Igreja para a adoração ao Santíssimo Sacramento e ao final os secretários fizeram a oração que haviam produzido cada qual em seu grupo.
E não foi só isso. Teve teatro sobre vocações, “retirinho” para as crianças, teve o terço mariano encenado e o retiro encerrou-se por volta das 21h com a Santa Missa. Após a Missa, onde duas crianças foram batizadas, aconteceu a vigília.
Esse breve relato mostra um pouco do que foi esse dia, mas tê-lo vivido é algo inexplicável. Espero que você diga “sim” quando receber um chamado para participar de um retiro espiritual e viva essa experiência.