Com informações de Paulo Weber Junior – Diocese de Toledo
A diocese de Toledo recebeu de 18 a 20 de março, o Encontro Regional dos Ecônomos, evento organizado pela CNBB – Regional Sul 2. O período foi marcado pela partilha daqueles que são responsáveis pela economia, contabilidade e departamento pessoal das dioceses e arquidioceses localizadas no Paraná.
Participaram do encontro cerca de 50 pessoas. Representaram a diocese de Guarapuava o padre Itamar Abreu Turco, ecônomo, Artur Bittencourt Junior, advogado, Antônio Verci Schran, contador, e Leo Geovani Pereira de Meira, responsável pelo setor de Recursos Humanos (RH).
O ecônomo da diocese de Toledo, padre Geraldo Marino Ferreira, recebeu os participantes do encontro numa visita à Cúria Diocesana. Ele apresentou a estrutura física e equipe técnica dos setores administrativo, financeiro, patrimonial, de recursos humanos e comunicação que se encontram no mesmo ambiente de trabalho. Em cada espaço visitado, a troca de informações acerca do funcionamento, boas práticas e vantagens apresentadas.
Em seguida o bispo da diocese de Toledo, dom João Carlos Seneme, presidiu celebração na Catedral Cristo Rei, onde acolheu os participantes do encontro.
Durante o evento, o gestor de recursos humanos da diocese de Toledo, padre André Boffo Mendes, fez uma exposição sobre a experiência do plano de cargos, carreiras e salários, salientando os benefícios desta proposta aos serviços prestados pelos colaboradores contratados. Na exposição do tema, houve vários momentos para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações.
Outros temas fizeram parte da programação como Lei Geral de Proteção de Dados e questões previdenciárias.
Dedicar esse tempo de reflexão sobre assuntos econômico-administrativos e da gestão de pessoal é uma forma de expressar aos fiéis o cuidado e atenção aos bens eclesiásticos necessários à evangelização. Afinal, eles são fruto da comunidade de fé.