Deus é luz e salvador

Domingo do Laetare (Alegra-te!). A Quaresma é um tempo oportuno para purificar a nossa imagem de Deus, mas qual a verdadeira imagem que devemos ter?

A 1ª leitura (2Cr 36,14-16.19-23), traz um resumo da história da salvação, em três momentos: O pecado do ser humano, o castigo e o perdão de Deus. O povo foi infiel à Aliança, por isso, Jerusalém foi destruída e sua elite foi deportada para a Babilônia. Mas Deus não abandonou o povo, apesar das infidelidades; Ele é misericórdia.

Na 2ª leitura (Ef 2,4-10), Paulo afirma que Deus é rico em misericórdia respondendo com a sua graça, mesmo quando as pessoas percorrem o caminho do pecado e da morte.

No Evangelho (Jo 3,14-21), Jesus se revela como Luz e Salvador, é a conclusão do diálogo de Jesus com Nicodemos, que nas “trevas da noite”, vem falar com Jesus à procura de “luz”. No final, descreve o projeto de salvação de Deus: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu próprio filho e este não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo”. A serpente de bronze levantada por Moisés, foi sinal de cura e libertação, isso faz lembrar a cruz onde foi levantado o Filho do Homem. Ao olhar com fé para esse sinal, ficamos curados. Para se chegar à vida eterna é preciso crer em Jesus, escutar a sua mensagem e segui-lo, deixando as trevas e caminhando “na” e “para” a Luz. O julgamento não é pronunciado por Deus, mas pela escolha que cada um faz diante da Luz de Cristo, da aceitação ou não à proposta Dele. “Quem nele crê, não é condenado…”.

O que temos preferido, a Luz ou as trevas?

Campanha da Fraternidade 2024:
Quem caminha na Luz cresce na consciência de que somos irmãos e irmãs, por isso o respeito e a solidariedade.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress