Pesquisar

Comunidade Bethânia: expressão de amor acolhedor

Artigo do padre Pe. Vicente de Paula Neto, bth

Segundo a tradição cristã, com base na Sagrada Escritura, Bethânia, lugarejo na encosta oriental do Monte das Oliveiras, no caminho de Jerusalém para Jericó, era um dos lugares prediletos de Jesus (cf. Mt 21,17; Mc 11,11). Lá moravam seus grandes amigos Lázaro, Marta e Maria (cf. Lc 10,38; Jo 11,1ss). Era o recanto de Jesus, lugar onde encontrava descanso, repouso, carinho e amizade profunda e verdadeira.

Nesta mística, a Comunidade Bethânia nasce como espaço para acolher Jesus, que vem até nós em cada pessoa que se aproxima, em especial, nos desfigurados do nosso tempo. Em Bethânia, nos empenhamos para ver Jesus Cristo em cada adolescente e jovem marginalizado, dependente químico, prostituído, doente e enfermo. Procuramos ser sinal da vida plena (cf. Jo 10,10), que é Jesus para todos aqueles que perderam o sentido da vida. Como Cristo ressuscitou Lázaro (cf. Jo 11), queremos ser canais desta vida nova e ajudar também os caídos no pecado para retornarem à dignidade de filhos de Deus.

Em Bethânia, o significado de acolher está amparado em dez importantes verbos: hospedar, agasalhar, abrigar, amparar, dar atenção e refúgio, receber bem, atender prontamente e dar créditos a alguém, admitir e tomar em consideração. Este acolhimento se faz presente em 8 Recantos radicados em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Encontramos acima, a inspiração deixada pelo Servo de Deus padre Léo de Bethânia, que tantas vezes esteve presente em Guarapuava, plantando em nossa diocese uma semente vigorosa, que continua germinando e florescendo. Padre Léo nos impulsiona a fazer experiência do amor incondicional de Deus, no Coração de Jesus, e transbordar este amor acolhendo a cada um como o próprio Cristo. Ele nos convoca a ser testemunhas do Amor de Deus através do acolhimento e da misericórdia tão necessários em nossos dias. Podemos afirmar que nossa vocação é ser amor acolhedor, expressão feliz que sintetiza o carisma de Bethânia em suas dimensões inseparáveis:

A que somos? Amor!
O que fazemos? Acolhimento!

Na esteira do fundador, padre Léo, outros vieram. A Comunidade Bethânia, desde 12 de outubro de 1995, data de sua fundação, vive sua vocação na Igreja como uma Nova Comunidade de Vida e Aliança, com base numa espiritualidade que se solidifica num caminho formativo missionário, alcançando vários estados de vida, a saber: solteiros, casados, celibatários, diáconos e presbíteros. As etapas para viver Bethânia são: Vocacional, Aspirantado, Discipulado Canônico, Discipulado em Missão, Consagração.
Hoje, nossa Família Bethânia é composta por 48 missionários ou consagrados de vida, além de 10 discípulos envolvidos com a missão nos recantos. Já em Aliança, são 44 missionários e 17 discípulos. Vale destacar também que depois de longo processo de discernimento, iniciamos um caminho de Seminário, chamado Casa Nazaré, em vista da vocação presbítero-sacerdotal. Assim, Bethânia compreende atualmente 4 padres, 2 diáconos permanentes, e em formação temos 2 em estágio pastoral bem próximos da ordenação diaconal e presbiteral, 2 cursando teologia, 1 na filosofia, 1 no propedêutico e mais alguns em acompanhamento vocacional.

Termino lembrando que os apelos do Evangelho nos convocam a “misericordiar”. Em Mt 25, 31-46, o Cristo desfigurado de Bethânia se impõe: “foi a mim que fizestes!”. Encoraja-nos, as palavras do padre Léo: “mesmo frente às dificuldades, não parem, mas ao contrário, com fé, prossigam com os pés firmes no chão, olhos postos no infinito e o coração voltado para cada irmão, sobretudo os mais necessitados”. Eis o que significa viver Bethânia, ou melhor, transformar-se em Bethânia. Rezem por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress