Pesquisar

A transfiguração

Quaresma tempo de escutar o Senhor… As leituras bíblicas de hoje nos apresentam exemplos de escuta de Deus na caminhada de fé: Abraão e os Apóstolos.

A 1ª leitura (Gn 22,1-2.9.10-13.15-18) fala da fé de Abraão. Ele vive numa constante escuta da Palavra de Deus, aceita os apelos de Deus, e lhe responde com obediência total, até mesmo oferecendo o filho Isaac. Abraão ensina a confiar em Deus, mesmo quando tudo parece cair à nossa volta, e quando os caminhos do Senhor se revelam incompreensíveis. O sacrifício de Isaac é símbolo do sacrifício de Jesus. Isaac foi substituído por um cordeiro, Cristo é o verdadeiro Cordeiro sacrificado para a salvação do mundo.

Na 2ª leitura (Rm 8,31-34), Paulo retoma a figura de Isaac, subindo o monte Moriá, com a lenha do sacrifício às costas, como imagem de Cristo que também sobe o monte Calvário, carregando o lenho da Cruz.

O Evangelho (Mc 9,2-10) fala da fé dos Apóstolos. Na caminhada para Jerusalém, Jesus anuncia a sua Paixão e Morte. Para fortalecer a fé deles, ainda frágil, Ele tomou três deles, subiu o Monte Tabor e “transfigurou-se”. Pedro propõe: “É bom estar aqui! Vamos fazer três tendas…” Deus propõe: “Este é o meu Filho amado, Escutai-o!” A transfiguração de Jesus é uma catequese que revela: o Filho amado de Deus, a nova lei (indicada por Moisés) e a nova aliança (apontada por Elias).

Eis a missão do cristão: escutar Jesus para transfigurar o mundo, segundo o projeto de Deus; escutar Jesus, para servi-lo nos irmãos e irmãs, buscando a beleza da fraternidade humana aberta a todos, eis o apelo da Campanha da Fraternidade.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress