Pesquisar

24 Horas para o Senhor: adoração, confissão, união e penitência nas paróquias

Caminhar numa vida nova.” (Rm 6,4)

Nos dias 8 e 9 de março de 2024 a Igreja Católica realizará a 11ª edição das “24 Horas para o Senhor”. O evento, idealizado pelo Papa Francisco e promovido pelo Dicastério para a Evangelização, no Vaticano, tem por objetivo incentivar os fiéis a praticar a penitência e a oração durante 24 horas. Nesse período, as igrejas ficam com as portas abertas e acolhem as pessoas que desejam confessar, rezar, meditar ou apenas viver um momento de paz e silêncio para refletir sobre sua relação com Deus.

O subsídio publicado pelo dicastério propõe que as dioceses realizem vigílias de acordo com a realidade local, podendo ser em pequenas comunidades, com algumas famílias reunidas, nas paróquias, reunindo os fiéis de uma área urbana maior, ou nas catedrais e santuários de abrangência significativa para a região, unindo pessoas de diversas cidades.

Na diocese de Guarapuava, é sugerida a reunião em nível paroquial, ficando a cargo de cada paróquia a decisão sobre a melhor forma de organizar as vigílias, os horários para confissões, Missas e adorações ao Santíssimo.

As 24 Horas para o Senhor ocorrem na véspera do 4º Domingo da Quaresma, também chamado Laetare (Alegra-te). Se a Quaresma é um período de penitência, onde a prática da oração, jejum e caridade são mais intensas, o domingo Laetare, segundo a Liturgia do dia, é de alegria e luz, porque se aproxima a Páscoa.  Neste dia a cor roxa, que convida à reclusão e ao silencio, dá uma pausa e as igrejas ficam enfeitadas com o rosa, jubilante e feliz.

As pessoas que desejam participar das atividades alusivas às 24 Horas com o Senhor em suas comunidades podem se informar através das redes sociais ou nas secretarias das paróquias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress