Nesse segundo domingo do advento, a voz profética de Isaías e João Batista ressoam num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam a preparar o caminho.
Na 1ª leitura (Is 40,1-5.9-11), temos o anúncio da libertação. Isaías “consola” os exilados na Babilônia, anunciando o perdão de Deus e um novo caminho de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria. Um mensageiro será enviado à frente para levar a boa notícia para Jerusalém e todas as cidades de Judá.
Na 2ª leitura (2Pd 3,8-14) temos o anúncio de um novo céu e uma nova terra. Os primeiros cristãos aguardavam impacientes a volta do Senhor. Pedro anuncia como esperar e preparar esse momento: “vigilantes”.
No Evangelho (Mc 1,1-8), temos o anúncio de João Batista, que aponta o caminho para acolher o Messias Libertador. João tem a missão de ser o “mensageiro” que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem e a mulher a converter-se. É o último dos profetas do Antigo Testamento. João anunciou, viu e apontou o Cordeiro de Deus. Era uma pessoa sóbria, austera e simples. Sua mensagem: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas”. Proclama um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Resposta do povo: “Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro…”. Aparece o deserto, lugar dos grandes encontros com Deus.
Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena de Natal em família… Gestos de solidariedade… Busquemos o sacramento da confissão.
Bom domingo!
Deus te abençoe.
MARANATHA!