Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em preparação para o Jubileu 2025, o Regional Sul 2 da CNBB lança série de videoaulas: “Cadernos do Concílio” 

Por CNBB – Regional Sul 2

No ano 2025, a Igreja irá celebrar um ano jubilar, chamado de Ano Santo. Um momento para marcar os primeiros 25 anos do século XXI. Com uma carta, datada de 11 de fevereiro de 2022, ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo Rino Fisichella, o Papa Francisco abriu a fase preparatório para o Jubileu, para o qual escolheu o tema: “Peregrinos de Esperança”.  

“Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. O próximo Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição dum clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Por isso escolhi o lema Peregrinos de Esperança”, assim o Papa Francisco justificou a escolha do tema.   

O que é um Jubileu?  

É uma tradição na Igreja, de tempos em tempos, celebrar um Ano Santo. O primeiro Jubileu foi proclamado pelo Papa Bonifácio VIII, em 1300. A sua frequência mudou ao longo do tempo: no início era a cada 100 anos; depois mudou para cada 50 anos e, em 1470, com o Papa Paulo II, passou a ser a cada 25 anos. Além disso, há jubileus “extraordinários”, como o que o Papa Francisco proclamou em 2015: “O Ano da Misericórdia”.  

A forma de celebrar esses jubileus também foi se modificando com o tempo. Na sua origem, fazia-se uma peregrinação às Basílicas romanas de São Pedro e São Paulo, mais tarde foram sendo acrescentados outros sinais, como a Porta Santa. Ao participar no Ano Santo, vive-se a indulgência plenária. 

Preparação para o Jubileu 2025 

Nos dois anos que antecedem o Jubileu, o Papa Francisco pediu a todos os crentes que retomassem os textos fundamentais do Concílio Ecumênico Vaticano II, como uma oportunidade de crescimento na fé; e que se dedicassem à oração. Dessa forma, 2023 deveria ser o “Ano do Concílio” e 2024 o “Ano da Oração”.  

Na carta que o Papa Francisco escreveu para preparar o Jubileu de 2025, ele escreve: “as quatro Constituições do Concílio Ecuménico Vaticano II, juntamente com o magistério dessas décadas, continuarão a orientar e guiar o santo povo de Deus, para que avancem na missão de levar a todos o alegre anúncio do Evangelho”. 

Diante desse pedido, o Dicastério para a Evangelização em preparação à abertura do Ano Santo, publicou uma coleção intitulada “Cadernos do Concílio”, com 34 volumes. São pequenos subsídios, escritos em uma linguagem bem simples, direta, e capaz de envolver o leitor. Portanto, não se trata de um “comentário”, mas de uma apresentação breve e concisa da riqueza do Vaticano II. No Brasil, a coleção está sendo traduzida e publicada pela Edições CNBB.  

Cadernos do Concílio em Videoaulas 

Foto: Facebook Edições CNBB

A fim de promover e incentivar o estudo dos subsídios sobre o Concílio Vaticano II, o Regional Sul 2 da CNBB vai promover uma série de videoaulas sobre cada um dos 34 subsídios. A iniciativa partiu de uma provocação do arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, que, após ler as primeiras publicações, ficou encantado com seu conteúdo e sugeriu ao departamento de comunicação que fosse realizado algum projeto, com o objetivo de incentivar e promover o estudo dos cadernos.  

Serão convidados professores (bispos, padres, leigos e leigas), especializados sobre os temas do Concílio Vaticano II, para abordarem o conteúdo de cada subsídio. Inicialmente, o projeto teria apenas abrangência Regional, inclusive com professores somente do Paraná. No entanto, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, foi convidado para participar da Equipe nacional de animação para o Jubileu 2025 e teve a oportunidade de apresentar o projeto, que então foi apoiado por essa equipe e pela CNBB Nacional. A partir disso, serão convidados professores de todo Brasil.  

O arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, comentou sobre o projeto: “Excelente iniciativa do Regional Sul 2 da CNBB de gravar uma série de vídeos sobre as constituições do Concílio Vaticano II. Passados quase 60 anos do encerramento do Concílio, urge retomar os grandes eixos do magistério do Vaticano II, com o intento de ajudar as novas gerações no conhecimento, compreensão e vivência daqueles ensinamentos. Há 60 anos do Concílio, em comunhão com o Papa Francisco, levemos adiante o sonho de uma Igreja de comunhão, missionária e participativa”. 

O bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), dom Edgar Xavier Ertl, também compõe a equipe nacional de animação para o Jubileu, e afirma que a iniciativa vai oportunizar revisitar o Concílio Vaticano II como peregrinos da esperança. “É louvável ideia de lançar e propor aos católicos, por meio de videoaulas, a visitação, ou melhor, a redescoberta das quatro Constituições Conciliares. Somos “Peregrinos de Esperança”, nos diz o Papa Francisco com o lema do Jubileu. Como peregrinos de esperança, vaos redescobrir a Sacrosantum Concilium, a Lumen Gentium, a Dei Verbum e a Gaudium et Spes e, a partir dessa redescoberta, com certeza, suscitará em todos o interesse para que o Concílio se torne sempre, e cada vez mais, atual na vida dos católicos”, disse o bispo. 

A publicação dos vídeos está prevista para iniciar neste mês de novembro e seguirá até novembro de 2024. Eles serão publicados no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. No vídeo abaixo, padre Valdecir apresenta e lança o projeto:  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress