“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).
Com muita alegria, a diocese de Guarapuava anuncia a ordenação de um novo sacerdote. O diácono Cristian dos Santos Jardim será ordenado padre pelas mãos de dom Amilton Manoel da Silva, CP, no dia 25 de novembro, um sábado, às 9 horas, na matriz da paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A primeira Missa será no dia seguinte às, 10 horas, na comunidade Divino Espírito Santo, localidade de Marrecas, distrito Guairacá.
Cristian dos Santos Jardim nasceu no dia 29 de abril de 1987 em Panambi, Rio Grande do Sul. É o primeiro filho do casal Amarildo Borges Jardim e Marli dos Santos Jardim, e irmão de Estevan Jardim e Wilian Jardim. Foi Batizado e Crismado na Paróquia São João Batista, na mesma cidade. Com oito anos de idade sentiu o chamado ao sacerdócio quando, certo dia, chegando em casa após a Santa Missa, disse à sua mãe: “Mãe, quero ser padre!”.
Com nove anos foi coroinha da Paróquia São João Batista. Aos quinze anos de idade, em 2003, ingressou no seminário franciscano São Pascoal, da ordem dos Frades Menores, na cidade de Três Passos (RS). Terminou os estudos e a etapa formativa religiosa franciscana nos anos de 2008 e 2010.
Cursou filosofia na cidade de Porto Alegre (PUCRS).
Em 2015 entrou para a Comunidade Bethânia, fundada pelo servo de Deus Padre Leo, a fim ser missionário consagrado. Viveu e conviveu na comunidade com os demais consagrados e filhos dessa mesma comunidade nos anos de 2017 e 2018.
Concluiu seus estudos de teologia no Studium Theologicum, afiliado à pontifícia universidade Lataranense de Roma, na cidade de Curitiba (PR). Após a conclusão do curso veio morar na cidade de Guarapuava, vivendo a parte formativa do estágio pastoral em três paroquias: Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, Santos Anjos e Nossa Senhora de Fatima. Após esse tempo de sete anos na comunidade Bethânia, Cristian dos Santos Jardim ingressou na Diocese de Guarapuava, pela qual foi ordenado diácono no dia 1° de julho de 2023. Desde então, exerceu seu ministério diaconal na paróquia Nossa Senhora de Fátima enquanto aguardava a data para sua ordenação sacerdotal.