Uma das tarefas dos bispos católicos é visitar, de tempos em tempos, as paróquias das dioceses para conferir como estão os trabalhos de evangelização, escutar os fiéis e entender de perto a realidade da Igreja. A paróquia Sant’Ana e São Joaquim, no município de Pitanga (PR), recebeu pela primeira vez a Visita Pastoral de dom Amilton Manoel da Silva, CP, desde que assumiu o pastoreio na diocese de Guarapuava. Os padres Zdzislaw Nabialczyk e João Rafael Alves acompanharam as visitas.
Entre os dias 1º a 5 de outubro, o bispo visitou a maior parte das 32 comunidades paroquiais, em sua maioria em regiões rurais. Durante as conversas, orações e confraternizações com a população, o bispo testemunhou histórias inspiradoras, de um povo que, apesar das dificuldades, nunca deixa a fé enfraquecer. Um bom exemplo é a história do Sr. Leonal, que o bispo contou em uma publicação no Facebook:
“Celebrando o dia dos MESCs, apresento-vos o Sr. Leonel, que foi um dos fundadores da comunidade Nossa Senhora Aparecida, uma das 32 comunidades rurais, da Paróquia Santana e São Joaquim de Pitanga, onde estou realizando a visita pastoral.
O Sr. Leonel, contou-me, emocionado, que foi Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão por 35 anos e inúmeras vezes presidiu a Celebração da Palavra; foi um dos primeiros nesta comunidade. Não se lembra de ter deixado a comunidade sem a escuta da Palavra e sem a Eucaristia quando o padre não pode vir celebrar a Santa Missa.
Por falta de lideranças, permaneceu este tempo longo servindo com muito amor e alegria. Tinha o maior prazer de levar a Eucaristia para os enfermos e hoje vibra seu coração, quando vê vários MECS, assumindo este serviço com o mesmo amor.
Com dificuldades de andar e fragilizado por enfermidades, não deixa de vir às Missas ou Celebrações da Palavra aos domingos, trazido pelos filhos. Sem a Eucaristia, diz ele, a vida perde o sentido!
Sr. Leonel, gratidão, pelo seu testemunho, que engrandece a Igreja e fortalece a nossa fé. Louvado seja Jesus Sacramentado!
Deus o abençoe.”
Além dos espaços da Igreja, a Visita Pastoral também inclui os espaços públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, asilos, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Dom Amilton foi bem recebido pela classe política e elogiou o prefeito Maicol Geison Callegari (PSD) e vereadores pela rejeição, por unanimidade, da ADPF 442, que tem por objetivo a legalização do aborto no Brasil.