Dois eventos importantes marcam a caminhada da Igreja do Paraná neste mês de setembro: dos dias 20 a 22, o episcopado paranaense estará reunido em sua 2ª assembleia anual, na cidade de Cornélio Procópio (PR); e na tarde do dia 22 (sexta) até o domingo, dia 24, acontece a 43ª Assembleia do Povo de Deus, em Londrina (PR).
Assembleia dos Bispos do Paraná
A assembleia dos bispos paranaenses reúne todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva. O evento acontecerá no Hotel Midas, em Cornélio Procópio (PR). A diocese foi escolhida para sediar o evento por ocasião do seu Jubileu de Ouro.
A assembleia terá início no final da tarde de quarta-feira, dia 20, com uma missa, no Hotel Divas, local do evento.
Ao longo de todo o dia de quinta-feira, 21, até o meio-dia de sexta-feira, 22, os bispos irão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, e também terão momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; a caminhada das pastorais; a produção de subsídios do Regional; o Ano Vocacional; e questões relacionadas à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
Na noite de quinta-feira, dia 21, os bispos vão celebrar a Eucaristia na Catedral Cristo Rei, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese de Cornélio Procópio. Essa celebração será aberta à comunidade com a presença do clero diocesano, religiosos, religiosas e todo povo de Deus.
A assembleia terminará na sexta-feira, dia 22, com o almoço. De lá, os bispos seguem para Londrina (PR), onde participarão da 43ª Assembleia do Povo de Deus.
43ª Assembleia do Povo de Deus
Pela primeira vez, a Assembleia do Povo de Deus, em nível regional, será realizada fora de Curitiba. A 43ª Assembleia do Povo de Deus acontecerá na Casa de Encontros e Retiros Emaús, em Londrina (PR), de 22 a 24 de setembro.
A assembleia reúne os arcebispos e bispos do Paraná; os padres que coordenam a Ação Evangelizadora nas dioceses; os coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos; os coordenadores diocesanos do Sínodo dos Bispos; os coordenadores diocesanos da animação bíblico-catequética; e os coordenadores diocesanos dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. São esperados aproximadamente 150 participantes de todas as arquidioceses e dioceses do Paraná. O tema central a ser abordado será: “Paróquia Sinodal: Casa da Iniciação à Vida Cristã”, assessorado pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo.
Um dos pontos altos da assembleia será o envio da missionária Luciane da Luz Bracisiewrcz para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. A celebração eucarística acontecerá na Catedral Sagrado Coração de Jesus, na noite do sábado, dia 23, e será presidida pela presidência da CNBB Sul 2: o arcebispo de Londrina e presidente, dom Geremias Steinmetz; ladeado pelo bispo de Guarapuava e o vice-presidente, dom Amilton Manoel da Silva; e pelo bispo de Paranavaí e secretário, dom Mário Spaki. A missionária pertence à diocese de Ponta Grossa e embarcará para a Guiné-Bissau na segunda-feira, dia 25 de setembro, onde integrará a comunidade da Missão São Paulo VI.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)