É preciso aprofundar cada vez mais esses temas, caso o contrário, trairemos um e outro.
Na 1ª leitura (Is 22,19-23), Isaías mostra como uma pessoa se tornava ministro da casa real através da entrega das chaves do palácio real. Eleaquim é a figura de Pedro, a quem Jesus confiará o governo supremo do Povo de Deus.
A 2ª leitura (Rm 11,33-36) é um convite a contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a Ciência de Deus, que realiza o seu projeto de Salvação no ser humano, confiando-lhe responsabilidade e liderança.
No Evangelho (Mt 16,13-20), vemos Jesus entregando a Pedro as chaves. Da adesão dos discípulos a Jesus, como “o Messias, Filho de Deus”, nasce a Igreja: a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada ao redor de Pedro (o Papa). O texto tem duas partes:
A primeira, de caráter cristológico: Quem é Jesus Cristo?
A segunda, de caráter eclesiológico: Que é a Igreja?
Para muitos, daquele tempo, Jesus é um homem extraordinário, bom e justo. Para Pedro e os discípulos, Jesus é muito mais: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Para isso, é confiado a Pedro e à Comunidade o “Poder das Chaves”. Uma missão particular para manter a unidade da fé em Cristo.
Quem é Jesus Cristo para mim? É preciso procurar no coração, em nossa fé vivida e testemunhada, a resposta. Assim descobriremos o que Jesus representa, de fato, em nossa vida.
O que é a Igreja? Ela existe para testemunhar Cristo e para levar as pessoas à proposta de salvação que Ele veio oferecer.Temos consciência de que somos Igreja, pela graça do Batismo?
Celebramos hoje o dia do Leigo. Parabéns a todos (as), que se dedicam incansavelmente na construção do Reino de Deus.
Bom domingo!
Deus te abençoe.