Onde podemos encontrar Deus? As leituras de hoje têm duas cenas bonitas, que mostram como Deus se revela.
Na 1ª leitura (1Rs 19,9a.11-13), Deus se revela a Elias, na brisa suave. Cansado e perseguido de morte por Jesabel, Elias foge para o deserto, a caminho do Monte Horeb, onde Moisés se encontrara com Deus. Lá, Elias o esperava no vento, no terremoto, no fogo, mas ele não estava lá. Deus vai ao seu encontro na brisa suave e lhe fala; na simplicidade e na interioridade. Por isso é preciso moderar a atividade desenfreada, para perceber a sua presença, na nossa história, nos acontecimentos e em nossa vida.
Na 2ª leitura (Rm 9,1-5), Paulo fala que Deus se revelou, oferecendo a todos uma proposta de Salvação, mas o seu povo infelizmente a rejeitou.
No Evangelho (Mt 14,22-33), Deus se revela na tempestade. Enquanto Jesus reza no monte, os apóstolos navegam “de noite”, agitados pelos ventos contrários. Jesus vai ao encontro deles, “caminhando sobre o mar”. Pensam que “é um fantasma”. E Jesus se identifica: “Coragem, sou eu, não tenham medo”. Pedro manifesta o desejo de andar sobre as águas e Jesus o convida: “Vem!”. Na falta de fé, Pedro se afunda e Jesus o socorre: “Por que duvidaste, homem de pouca fé?”. Jesus entra na Barca e a tempestade se acalma. E eles reconhecem: “Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus”.
É preciso vencer o medo e a falta de fé. Deus sempre estende sua mão quando somos tragados pelas situações difíceis da vida. Como anda minha confiança em Deus? Onde o tenho buscado?
Hoje é dia dos pais e abertura da semana da família. Rezemos para que as famílias conservem os valores cristãos, como: a fé, o diálogo, o respeito, a fidelidade, o amor… Estes são os sinais de que Deus está estendendo a sua mão. Pais e filhos são responsáveis para que a barca/família não naufrague.
Bom domingo!
Deus te abençoe.
Uma resposta
Para mim Deus se manifesta nas pessoas, na natureza em tudo que é bom, a falta de fé de Pedro nesse domingo veio como um alerta para cada pessoa se fortificar na fé buscando a Deus em todo tempo , não deixa Deus em último plano a fé nos é revelado nas horas de aflições 🙏🙏