Pesquisar

VI ASSEMBLEIA REGIONAL CNBB SUL 2 – PASTORAL DO DÍZIMO

Por Luiz Gruchoski e Leda Marina de Andrade Gruchoski

Aconteceu nos dias 15 e 16 de maio de 2023, no espaço São João Diego, em Guarapuava, a VI  Assembleia do Dízimo, organizada pelo padre Elves Allano Perrony*, CNBB, Regional Sul 2.

O tema da assembleia foi O Dízimo e a Catequese, e as conferências foram ministradas pela escritora Ana Maria Oleniki, que participa das duas pastorais na Arquidiocese de Curitiba, sendo hoje Coordenadora da Catequese.

Conforme o “Documento 106, o dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”, “Recomenda-se que a conscientização sobre o dízimo faça parte da iniciação à vida cristã, para que a todos seja dada a oportunidade de compreendê-lo bem e de contribuir generosamente. Nisso, a catequese tem uma importância singular.” (nº 71, p. 38)

Estiveram presentes no evento Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo Referencial da Pastoral do Dízimo, padres, diáconos e religiosas que compõem o Regional Sul 2, e leigos representantes das Pastorais do Dízimo e da Catequese. A diocese de Guarapuava, estava representada pelos padres assessores Itamar Abreu Turco (Ecônomo e Dízimo), padre Érico Gabriel Gurkowski (Ação Evangelizadora), pela assessora da Catequese, Irmã Lucia Anita Caçol, e pelos leigos coordenadores da Pastoral do Dízimo, Luiz Gruchoski, Leda Marina de Andrade Gruchoski e Marlei Luchtemberg.

Na tarde, do primeiro dia, as atividades e estudos foram a História do Dízimo na Bíblia e como ela está em processo hoje. Também foram estudadas as dimensões Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa. Percebe-se que é preciso levar às crianças a Dimensão Religiosa, que nos põe em contato com Deus, Pai, Criador de tudo e de todos, mostrando-lhes que pertencem à Igreja, e que assim são parte da Evangelização.

No segundo dia, os estudos falaram da importância de conscientizar sobre o tema, uma vez que nem todos tiveram a oportunidade de entender o que é o dízimo, forma concreta de dizermos a Deus e a comunidade que somos gratos, que estamos agradecidos por todos os bens e dons recebidos, que desejamos, como parte da igreja viva, ser corresponsáveis pela Evangelização.

Importante na catequese é resgatar valores como: fraternidade, partilha, união, solidariedade, caridade, gratidão, amor ao próximo, fé e bondade. A criança, que entende o sentimento que envolve o dízimo, aprende valores em que predominam o amor, a fé e a gratidão.

Algumas dinâmicas envolvendo união, gratidão, pertença, sempre partindo de textos bíblicos foram sugeridas para trabalhar na catequese.

Os encaminhamentos de trabalho indicaram como projeto a implantação, nas dioceses do Regional Sul 2, do Dízimo junto às crianças da catequese “Dízimo Mirim”, partindo da união das Pastorais do Dízimo e da Catequese, que farão atividades envolvendo as suas paróquias e comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress