Pesquisar

Semana de Oração pela Unidade Cristã reflete os desafios antirracistas

Por Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece entre os dias 22 a 28 de maio, com o tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (cf.: Isaías 1,17)

O tema que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã, edição 2023, foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Este grupo foi composto por pessoas ecumênicos, ativistas em direitos humanos, algumas delas pastores/as em comunidades e congregação, outras não. O grupo foi acompanhado por outro grupo internacional integrado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã do Vaticano e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.

Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida do dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).

A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento do racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da Covid-19. O crime foi cometido pelo policial de Minneapolis, Derek Chauvin. Este crime, perpetrado por um agente a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Esta onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem diariamente em diferentes países, em especial, naqueles em que o colonialismo se atualiza. O policial Derek Chauvin foi demitido e tornou-se o primeiro oficial de polícia na história moderna de Minnesota condenado pelo assassinato de uma pessoa negra.

O racismo nos Estados Unidos é o maior fator de divisão interna das comunidades eclesiais. É por isso que nossos irmãos e irmãs de Minnesota nos alertam, a partir de suas experiências, que não é possível falar em unidade da igreja e entre as igrejas sem assumir o racismo como um dos principais pecados geradores de divisão. Enquanto não conversamos sobre o racismo e não assumirmos compromissos concretos para superá-lo, seremos igrejas divididas.

O Conselho de Igrejas de Minnesota nos convoca à reflexão sobre os desafios que precisamos enfrentar, para que o testemunho de fé em Jesus Cristo seja antirracista. Como igrejas, temos o desafio de olhar para nossa história a fim de realizar a crítica da relação instrumentalizada entre a fé cristã e o colonialismo. Ao longo da história, essa relação nada evangélica legitimou, com argumentos teológicos, a escravização de povos originários e africanos.

Ofertas da Semana de Oração
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Conta para depósito da coleta:
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)

Ou faça um Pix:
00721266/0001-23 (CNPJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress