Pesquisar

Sínodo dos Bispos 07 – ECUMENISMO

Ao longo de um ano a diocese de Guarapuava está publicando, a cada mês, a síntese das respostas de cada pergunta realizada durante os trabalhos de escuta do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco. No mês de abril, vamos entender como a diocese dialoga com outras religiões e demoninações cristãs e como caminhamos juntos com elas.


Síntese da questão 07 – ECUMENISMO

Ressaltamos os seguintes pontos que permeiam a caminhada diocesana:
Nas relações com outras denominações religiosas é notável a união das pessoas em torno de projetos sociais, visando o bem comum. Pessoas de outras religiões acham propícias ações da Campanha da Fraternidade e das Santas Missões Populares.
Apesar das ações em torno das causas sociais, não há espaço para diálogo em temas relacionados à espiritualidade. É perceptível nas lideranças da Igreja Católica, receio em debater com pessoas de outras religiões, principalmente pela insegurança no conhecimento bíblico e pelas visões diferentes em relação à Nossa Senhora, santos e anjos.
Diversas sínteses citam também a falta de abertura e incentivo ao diálogo ecumênico, seja pelos católicos ou pelas demais religiões. Não há representatividade suficiente dos padres em celebrações e eventos públicos e, por isso, houve um considerável número de sínteses que fazem alusão à falta de cativação dos padres aos fiéis, algo que não acontece em outras religiões, causando a mudança de fiéis para outras denominações religiosas.
Frente a isso, encontrou-se algumas sugestões que visam um maior entrosamento para o diálogo ecumênico. São elas: formação sobre o ecumenismo com ênfase em grupo de estudo bíblico, eventos que proporcionem o diálogo com outras religiões, culto ecumênico, trabalhos conjuntos aspirando o bem dos mais necessitados e o fortalecimento do ecumenismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress