Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vida nova em Cristo

Reflexões de dom Amilton Manoel da Silva, CP, sobre as leituras do 5º Domingo da Quaresma.

A liturgia desse domingo continua a Catequese Batismal da Quaresma. Hoje nos fala de “Cristo, Ressurreição para a vida (Lázaro)”.

Na 1ª leitura (Ez 37,12-14), Ezequiel anuncia vida nova. O povo, exilado na Babilônia, desesperado, vivia uma situação de Morte. O texto apresenta a famosa visão dos ossos ressequidos, que saem dos “túmulos”. O Espírito do Senhor sopra sobre eles e eles ganham vida. O Espírito de Deus nos faz sair dos “túmulos” da desesperança, do medo.

Na 2ª leitura (Rm 8,8-11), Paulo lembra que o Espírito de Deus ressuscitou Cristo e o introduziu na glória do Pai. No Batismo, nós recebemos o mesmo Espírito, que dá vida.

No Evangelho (Jo 11,1-45), Jesus se apresenta como o Senhor da vida. Há um fato: Lázaro morreu! Ao ser comunicado, Jesus diz que ele dorme. No Encontro com Marta, Jesus se comove e chora… O povo comenta: “Vede como ele o amava”. No diálogo com Marta Jesus afirma: “Eu sou a ressurreição e a Vida”, e Marta professa sua fé: “Sim, eu creio que tu és o Cristo…” No Sepulcro… “Tirai a pedra…” A Oração: “Pai, eu te dou graças, porque me ouvistes…” A Ordem: “Lázaro, vem para fora… Desatai-o… e deixai-o andar”. E Lázaro recupera a vida. A Ressurreição de Lázaro é um sinal: (7º e último antes da Paixão). A Ressurreição de Lázaro é uma prefiguração da Ressurreição de Cristo. O Batismo é um morrer e ressuscitar com Cristo. O discípulo de Jesus, renascido à vida no Batismo, carrega em si o germe da verdadeira vida.

Fraternidade e Fome: Mortos pela fome. É preciso ressuscitá-los, pelas solidariedade e partilha do pão; eis a missão do cristão.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress