Na tarde da última segunda-feira, 13 de março, as secretárias (os) paroquiais e os sacerdotes da diocese de Guarapuava quebraram um pouco a rotina para participar de uma formação importante na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe. Participaram mais de 150 pessoas representando as 48 paróquias da diocese. O tema tratado foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2018, que tem por finalidade garantir o direito à privacidade e definir como são tratados os dados pessoais armazenados de forma física ou digital pelas diversas instituições.
O encontro teve como assessores os advogados Artur Bittencourt Junior (OAB/PR 45.735) e Marcelo Urbano (OAB/PR 42.759). Em suas explanações, foram apresentados diversos esclarecimentos sobre a responsabilidade das secretárias acerca dos dados que as paróquias armazenam, tais como nomes, endereços, informações de contato e de saúde dos fiéis, bem como os procedimentos corretos para divulgar imagens das pessoas em vídeos, fotografias e transmissões de Missas e eventos nas redes sociais. Foi dado destaque ao acordo Brasil/Santa Sé (Lei 7.107/2010) e como ele se relaciona com a LGPD, no que diz respeito às alterações dos registros de batismo e casamento armazenados pela Igreja.
Aproveitando a ocasião, o padre Itamar Abreu Turco, ecônomo da diocese, e Denise Mores, funcionária da diocese recém nomeada responsável pelo gerenciamento de dados coletados pelas paróquias, orientaram os participantes em questões práticas, como o bom uso do sistema interno da diocese, para garantir a privacidade dos fiéis, e os procedimentos para dar continuidade à eficiência do armazenamento e trâmite dos registros de batismo, crisma e casamento.
Devido às dimensões geográficas da diocese de Guarapuava, oportunidades para os funcionários das 31 cidades que a compõe se encontrarem não são comuns. Quando acontece, além da alegria de estarem juntos, também ocorrem trocas de experiências que enriquecem o cotidiano profissional e tornam o trabalho de evangelização ainda mais ativo, visível e encantador. Após a formação sobre a LGPD, as secretárias (os) voltam para suas paróquias ainda mais aptas(os) a atender os fiéis e fazer sua parte na divulgação da Boa Nova do Senhor aqui na terra.