Com informações da Irmã Lucia Anita Caçol, FC.
No dia 16 de março, 4º domingo da Quaresma, os catequizandos da 1ª e da 4ª etapa viveram momentos especiais em toda a diocese de Guarapuava. Em todas as 48 paróquias espalhadas pelos 31 municípios que a compõe, foram entregues dois símbolos importantes: a Bíblia e o Creio. São as primeiras celebrações de entrega desde que foi iniciada a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) em todas as paróquias. Confira os detalhes:
Catequizandos da 1ª etapa – Entrega da Bíblia
As crianças que estão iniciando a catequese dentro da caminhada para a Iniciação à Vida Cristã (IVC) receberam as Sagradas Escrituras, que ensinam não apenas a tradição passada de pais para filhos ao longo de milênios, mas também o caminho de uma vida boa, inspirada pelos ensinamentos de Jesus Cristo.
Com a Bíblia em mãos, as crianças iniciam uma bonita jornada, mas não podem caminhar sozinhas. Seguirão lado a lado com amigos, catequistas e principalmente os pais, primeiros companheiros na formação cristã. Todos devem ler, meditar e entender juntos as Palavras de Deus.
Catequizandos da 4ª etapa (1º Crisma) – Entrega do Creio
Os adolescentes que estão iniciando a primeira etapa do Sacramento da Confirmação receberam o Creio. A partir de então, professarão ainda mais sua fé e serão pessoas com um olhar mais profundo sobre a vida na comunidade. É o começo da caminhada na Igreja, como bons cristãos.
A Oração do Creio, uma das mais importantes para os cristãos católicos, é uma declaração de fé e amor por Jesus Cristo. Pode ser lembrada não apenas nas Missas, mas todos os dias, como um gesto para atrair graças e bênçãos. “O Creio pode ser rezado no início do terço, em momentos de dificuldade e sempre que o cristão se sente longe de Deus, vazio e desacreditado. Ao rezar o Creio, Deus aumentará o dom da fé”, disse a irmã Lucia Anita Caçol, assessora da Comissão da Animação Bíblico-Catequética na diocese de Guarapuava.
Vamos rezar:
Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Créditos das fotos: Pastoral da Comunicação (PASCOM) nas paróquias.
Seleção das fotos: Daniela de Souza.